Vereadores aprovam projeto que prevê o plantio de uma muda de árvore a cada nascimento em Mogi
A iniciativa tem o objetivo incentivar a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental, por meio do plantio de uma muda de árvore a cada registro de nascimento de criança no município/ Foto: Diego Barbieri
Prefeitura de Guararema

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 20, aprovou o Projeto de Lei 70/2021, de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB).

A iniciativa tem o objetivo incentivar a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental, por meio do plantio de uma muda de árvore a cada registro de nascimento de criança no município.

“As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos”, argumentou Fernanda, no documento apresentado ao Plenário.

A proposta determina que os pais da criança nascida recebam a muda de árvore em até 90 dias do nascimento. Poderão plantá-la em locais sugeridos pelo município, preferencialmente em áreas públicas.

Após o plantio a criança receberá um certificado “Criança amiga da natureza”.

“Uma ideia inteligente, um projeto que não custa praticamente nada porque temos um viveiro de plantas em nossa cidade. A nossa cidade e outras várias cidades do Brasil necessitam de árvores, de plantas, de verde”, ressaltou Iduigues Martins (PT).

“É a conscientização, a forma de levar uma vida melhor às pessoas. Quando um casal tem o seu bebê e pode receber uma muda de árvore isso mostra o nascimento de uma nova vida. A árvore é uma questão essencial para o meio ambiente”, pontuou Marcos Furlan (DEM).

Agricultora na lista das 100 mulheres mais influentes do agronegócio brasileiro 

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira, 20, o Requerimento 108/2021, apresentado pelo vereador Marcos Furlan (DEM).

A iniciativa parabenizou com votos de aplausos e congratulações a agricultora Simone Silotti, que figurou na lista da Forbes Brasil que elenca quais são as 100 mulheres mais influentes no agronegócio nacional.

“É uma mulher a frente do seu tempo que está sempre engajada em projetos e ganhando vários prêmios”, ressaltou a vereadora Fernanda Moreno (MDB).

A homenageada também é criadora do projeto “Faça um bem incrível”, que associa agricultores e instituições para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A Simone faz um trabalho sensacional, é uma pessoa que representa muito bem Mogi das Cruzes”, pontuou o vereador prof. Edu Ota (Pode).