Governo do Estado de São Paulo

Na última sexta-feira (19), os comerciantes de Suzano realizaram uma manifestação cobrando a reabertura das atividades econômicas. Em formato de carreata, o protesto ocorreu pelas principais ruas da cidade e terminou na Rua Paraná, ao lado do Paço Municipal da Prefeitura de Suzano, quando os manifestantes cobraram os políticos da cidade.

O Jornal Oi tem cobrado as autoridades políticas de Suzano para saber quais são os posicionamentos e ações perante a demanda dos manifestantes. A série de questionamentos se inicia pelo vereador, Márcio Malt (PL), que é presidente da comissão de economia na Câmara de Suzano.

A reportagem entrou em contato com o vereador nesta segunda-feira (22), através questionamentos sobre a opinião do parlamentar no tocante as recentes manifestações dos comerciantes na cidade. O parlamentar emitiu a resposta das perguntas através de uma nota oficial. Abaixo, os questionamentos emitidos pelo Jornal Oi e os posicionamentos do vereador Márcio Malt.

Jornal Oi: Vereador, na última semana houve duas manifestações dos comerciantes na cidade, em formato de carreata, eles percorreram as principais ruas solicitando a reabertura do comércio. O senhor como presidente da comissão de economia da Câmara de Suzano, se posiciona favorável ou não aos recentes protestos? Por que?

Jornal Oi: A Comissão tem feito algo dentro do legislativo e em contato com o executivo para adotar medidas que devem auxiliar os comerciantes?

Jornal Oi: O senhor foi procurado pelos comerciantes para saber das suas reivindicações?

Abaixo a nota oficial do Vereador Márcio Malt:

“Boa tarde, Gabriel!

Parabenizo pelo trabalho e sempre à disposição.

Estamos vivendo um momento bastante delicado tanto para o setor da saúde quanto para a economia e que afeta muito o comércio da cidade e automaticamente afeta o sustento de diversas famílias. Eu vim do comércio e sei bem o que eles estão enfrentando, porém jamais podemos nos esquecer de valorizar a vida também.

Sobre as manifestações que você menciona, eu sou a favor de protestos passivos e de forma a buscarem medidas adequadas de aberturas do comércio (drive-thru, delivery, horários estendidos), sem colocar em risco vidas e sem tornar uma manifestação em um ato político com ataques.

A Comissão de Economia e toda a Câmara de Suzano mantêm diálogo constante com o Executivo. Sobre esse tema do comércio, foi anunciado um plano de apoio aos comerciantes e, entre os principais itens, estão o adiamento de vencimentos de taxas municipais voltadas aos empreendedores e o cadastramento dos estabelecimentos junto à Associação Comercial e Empresarial (ACE) para serviços drive-thru.

Com esse plano anunciado, vejo que o município está buscando meios de apoio ao comércio e a cobrança deveria ir para esfera estadual/federal, solicitando vacinas para todos, pois somente com a imunização em massa a economia poderá respirar melhor.

Eu me coloco à disposição e reforço a necessidade de todos (sem idade) se cuidarem, evitando aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos com frequência.

Grande abraço,

Vereador Márcio Malt”