Thor Drones, empresa mogiana, se instala no Vale do Silício. Sócios destacam mercado em expansão nos EUA
O Vale do Silício, sede das gigantes Facebook, Amazon e Google, agora tem também a Thor Drones USA, liderada pelos sócios, Carolina Cardoso de Melo e Thiago Secomandi Machado, de Mogi das Cruzes/ Foto: Divulgação
Tenda Atacado

Enaltecer a imagem do Brasil no exterior, atualmente, não é uma tarefa fácil por conta de diversos fatores.

O ano de 2021 começa diferente para a Thor Drones, empresa mogiana que acaba de iniciar oficialmente suas atividades em solo americano.

O Vale do Silício, sede das gigantes Facebook, Amazon e Google, agora tem também a Thor Drones USA, liderada pelos sócios, Carolina Cardoso de Melo e Thiago Secomandi Machado, de Mogi das Cruzes.

Nos Estados Unidos, os órgãos regulamentadores e as regras para pilotar um drone comercialmente mudaram bastante.

Atualmente, é necessário passar em uma prova para obter a certificação. É aí que a Thor Drones USA enxergou uma grande oportunidade de negócio: os treinamentos de pilotos e futuros pilotos.

“Acredito que estamos no lugar certo, aqui é o coração da tecnologia, o país das oportunidades. De acordo com a Federal Aviation Administration (FAA), agência reguladora do setor, nos Estados Unidos existem mais de 15 mil registros mensais de novas habilitações de drones. Isso representa três vezes mais os números do ano passado, então, enxergamos uma grande oportunidade. Nossa grande missão nos Estados Unidos é ensinar novos pilotos, novos empreendedores e difundir o conceito da Thor Drones, que vem dando certo até o momento”, explicou Carolina Cardoso de Melo.

“Trazer o nome da minha cidade para o Vale do Silício não é só uma conquista minha e da Carolina, é uma conquista para todos os mogianos, pois, no futuro, pretendemos planejar algum tipo de imersão aqui no Vale do Silício para os moradores da nossa cidade de origem. Esta é, sem dúvida, uma das minhas maiores conquistas pessoais e profissionais”, comentou Thiago Secomandi Machado.

A Thor Drones USA se encontra em Palo Alto, Califórnia, e é possível acompanhar a empresa por meio das redes sociais: Instagram @thordrones , Facebook e site thordrones.com.

Em Mogi

Fundada em Mogi das Cruzes, a empresa Thor Drones nasceu como startup. Teve início com os sócios Thiago Secomandi Machado e Orlando Moraes em 2016.

Focada inicialmente em acompanhamento de obras com os veículos não tripulados, os drones, a empresa se consolidou como pioneira no mercado do Alto Tietê, expandindo nos anos seguintes as suas atividades para quase todos os setores em que os drones podem atuar, inclusive treinamento, passando conhecimento para milhares de alunos espalhados pelo Brasil inteiro.

Em 2020, a empresa recebeu um aporte financeiro, com a chegada de um novo sócio, Márcio Jr, para expandir a empresa por todo o território nacional.

Sobre o mercado americano

O mercado de Drones nos Estados Unidos movimentou mais de 22 bilhões de dólares em 2020.

De acordo com a revista Drone Industry Insights, esse valor tende a dobrar até 2025. A revista destaca, ainda, que o mundo hoje vende 1 milhão de drones por ano, o que equivale a mais de 2 mil drones por dia, dados que impressionam. (Fonte: FAA Aerospace Forecast 2019-2039).