Suzano supera os 60% de vacinados contra a Covid e quer concluir a imunização dos adultos em 40 dias
Previsão é de que todas as pessoas com mais de 18 anos sejam contempladas até o final de agosto, conforme envio de doses por parte do governo do Estado/ Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Centerpex Cinemas Suzano Shopping

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) completou nesta terça-feira, 20, seis meses desde a primeira suzanense imunizada.

A ação, que se iniciou no dia 20 de janeiro, já beneficiou 133.511 pessoas. O índice representa 60,59% da população adulta, que está estimada em 220.330 habitantes.

A previsão é de que todo o grupo seja atendido com a primeira dose até o final do mês de agosto, conforme o repasse de lotes planejado pelo governo do Estado.

O trabalho encabeçado pela Secretaria Municipal de Saúde no início do ano segue alcançando novos públicos, em ordem decrescente.

O atendimento começou oficialmente na noite de 20 de janeiro, uma quarta-feira de feriado em Suzano.

O município celebrava o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, quando a enfermeira Geraldina Cristina Gabriel recebeu a primeira aplicação do imunizante.

Desde então, a campanha evoluiu atendendo os profissionais da Saúde; os acamados e residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); os idosos; os profissionais da Educação, da Segurança e dos Transportes; as pessoas com comorbidades; as grávidas, puérperas e lactantes; a população em situação de rua; os trabalhadores da limpeza urbana; os bancários e os demais munícipes adultos, em ordem decrescente de idade.

De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, a vacinação contra a Covid-19 é um dos maiores desafios da história da Saúde Pública.

“Nos últimos meses vivemos um período muito delicado, difícil para os servidores da Saúde, muito triste para a sociedade, mas também tem sido um momento de muito aprendizado. É emocionante ver tudo o que vivenciamos e, graças a Deus, estamos superando aos poucos. Todos nós tivemos perdas irreparáveis e precisamos encontrar forças para seguir e continuar trabalhando pelo próximo, para salvar vidas”, disse.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também cumprimentou o trabalho dos servidores e destacou a importância da parceria dentro da administração pública.

“A gratidão que sinto por cada colaborador é imensurável neste momento em que, finalmente, parece que encontramos uma luz de esperança. Em Suzano, temos guerreiros imparáveis, não só os servidores da Saúde e das demais pastas, mas cada pai e mãe de família que precisa acordar cedo para colocar a cidade em movimento. E é na vida dessas pessoas que eu penso diariamente, cada uma que nos deposita um voto de confiança. Vamos em frente, vacinando, mantendo todas as recomendações e nos reconstruindo enquanto cidadãos e sociedade”, finalizou.

Atendimento 

Nesta terça-feira, 20, a ação alcançou os suzanense maiores de 34 anos, garantindo a primeira aplicação para mais 2.284 pessoas nos três polos especiais de imunização, que também estão empenhados na oferta da segunda dose a todos aqueles precisam completar a etapa de acordo com o aprazamento do imunizante.

Os dados fazem parte da prévia divulgada às 16h30 pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda nesta semana, a vacina chega para os públicos de 33 anos (quarta-feira, 21), 32 anos (quinta-feira, 22), 31 e 30 anos (sexta-feira, 23).

O acolhimento estará disponível no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul), na região norte, e na Escola Municipal (E.M) Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 – Jardim Belém), no distrito de Palmeiras, ambos no horário convencional, das 8 às 17 horas.

Já o polo central, localizado na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), terá horário estendido até as 19 horas.

A unidade também oferta o sistema drive-thru até as 17 horas, no ambiente externo, com entrada pela avenida Brasil.