Suzano renova o contrato do transporte complementar por mais oito anos
Integrantes da Coopersuzan seguem com permissão de atuar até o final de 2029; serviço beneficia mais de 30 mil passageiros diariamente/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano
Centerpex Cinemas Suzano Shopping

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano realizou nessa segunda-feira, 29, um evento com representantes da Coopersuzan, cooperativa responsável pelo transporte público complementar na cidade, com o objetivo de oficializar a sua renovação contratual.

Com isso, a permissão para atuar no serviço seguirá por mais oito anos, com validade até o final de 2029.

O evento ocorreu no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré e contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi, do secretário Claudinei Galo, do vereador Fabio Diniz, do representante da Coopersuzan, o advogado Dario Reisinger Ferreira, e de profissionais do transporte complementar.

Atualmente, o contrato conta com 145 permissionários em operação e beneficia mais de 30 mil passageiros por dia.

Presentes no cotidiano suzanense há mais de dez anos, as vans do transporte complementar atuam por todos os bairros em horários predeterminados de segunda-feira a domingo, com itinerários semelhantes ou complementares à frota de ônibus circulares da Radial Transporte.

Para garantir a segurança dos usuários durante o seu trajeto, os veículos passam por vistorias periódicas da Secretaria de Transportes e apresentam identidade visual padronizada, o que dá uniformidade ao serviço e coíbe qualquer tipo de serviço ilegal.

Na oportunidade, Galo pontuou os detalhes contratuais junto aos presentes e destacou a importância da medida.

“É realmente um orgulho proporcionar isso para a cidade. Como secretário, busco sempre oferecer o melhor para o transporte, e o trabalho das vans tem contribuído muito para atender o grande contingente de passageiros, beneficiando os quatro cantos de Suzano”, disse.

Em sua fala, o parlamentar Fabio Diniz concordou com a autoridade municipal e destacou seu apoio à gestão.

“Esta ação fecha o ano com chave de ouro. Agradeço muito o respeito e a atenção com a classe do transporte complementar, que poderá seguir com seu trabalho de forma regular por mais bons anos”, afirmou.

Em nome do presidente da Coopersuzan, Leandro Carvalho, o advogado Ferreira agradeceu à administração municipal pela renovação e enfatizou que o serviço garante mais acesso e agilidade à população.

“O setor teve momentos difíceis no início da pandemia da Covid-19, quando ainda não havia previsão de vacina, e nossos colaboradores trabalharam na linha de frente. Vale destacar, porém, que eles não pararam em momento algum. Por isso, estendo meus parabéns aos motoristas, cobradores, fiscais e todos aqueles que trabalham diariamente pela cidade no transporte complementar”, ressaltou.

Por fim, o prefeito agradeceu a todos os presentes pelo empenho e evidenciou que este foi um dia histórico, marcando a estabilidade e a continuidade de uma estrutura de mobilidade urbana que, ao longo dos anos, tem se mostrado sólida e funcional.

“O setor de transporte complementar é muito importante, inclusive para a nossa economia, pois gera emprego e renda. A formalização possibilita que essas pessoas possam continuar exercendo sua profissão de maneira regulamentada e contribuindo para a livre e rápida locomoção na cidade. Aliadas aos ônibus, as vans tornam o transporte público mais eficiente para toda a população”, concluiu.