Suzano: Jardim Revista recebe mutirão de zeladoria; ações acontecem ao longo deste fim de semana
Prefeitura inicipu trabalhos de limpeza e conservação pelas ruas do bairro nesta sexta-feira/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, deu início nesta sexta-feira, 18, a mais um mutirão de zeladoria.

Desta vez, os agentes municipais concentrarão esforços para levar diversas melhorias ao Jardim Revista e suas adjacências.

As ações deverão acontecer ao longo deste fim de semana e do próximo, de acordo com a demanda do local.

Desde a manhã desta sexta-feira, as equipes já estão pelas ruas do bairro cumprindo serviços gerais de limpeza e conservação, como varrição, roçagem, capinação, pintura de guias, reforço da sinalização, reparos na iluminação e raspagem de rua, com o uso de capinadeira mecânica Bob Bod.

Outro procedimento realizado pelo mutirão é a manutenção preventiva das estruturas de captação de água pluvial, onde são limpos bueiros, redes de drenagem e há a troca de tampas danificadas.

Para combater o descarte irregular e contribuir para revitalização do bairro, o intensivo de zeladoria ainda conta com o apoio da Operação Cata-Treco, da Secretaria Municipal de Governo.

Ao longo do fim de semana, os caminhões do projeto estarão circulando pelas ruas do Jardim Revista recolhendo objetos que já não têm mais utilidade para os moradores.

O secretário municipal de Governo, Alex Santos, ressaltou a importância do projeto, que encaminha parte dos objetos recolhidos para a Central de Triagem do município, onde eles são convertidos em renda para as famílias que trabalham na seleção e deixam de poluir o meio ambiente.

“A orientação é que os moradores deixem os inservíveis na calçada em frente à suas casas, para que nossos agentes possam recolher quando o caminhão estiver circulando”, afirmou.

Em junho, os trabalhos do mutirão estão focados em beneficiar a região norte da cidade. No total, quatro outros bairros já foram contemplados com os serviços, entre Jardim Europa, Jardim Margareth, Jardim Gardênia e Jardim Alterópolis.

A estrada do Portão do Honda, que cruza diversas comunidades da cidade, também recebeu a visita dos agentes municipais, que cumpriram serviços de zeladoria diversos.

Até o momento, já foram retiradas 182 toneladas de resíduos de bueiros, de redes de drenagem de água pluvial e das ruas.

De acordo com o chefe da pasta de Manutenção, Samuel Oliveira, os trabalhos preventivos são essenciais para impedir futuros alagamentos e enchentes, principalmente em períodos de chuvas intensas.

“Com base no cronograma estipulado pela administração municipal, os serviços acontecerão ao longo de dois finais de semana seguidos no Jardim Revista, dada a sua extensão e a quantidade de ações a serem feitas. Este planejamento pode sofrer alterações de acordo com a demanda”, destacou.