Suzano inicia campanha de testagem rápida de ISTs a partir deste sábado nas 12 UBSs da cidade
A medida ocorre em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids e seguirá ao longo de todo o mês/ Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

O Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Suzano dá início neste sábado, 27, à campanha “Fique Sabendo”, com a oferta facilitada de testes rápidos para toda a população nas unidades de saúde, além de orientações a respeito da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A medida ocorre em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids e seguirá ao longo de todo o mês.

Na ocasião, os trabalhos acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Jardim Alterópolis, Cidade Boa Vista, Jardim Natal, Jardim Monte Cristo, Parque Maria Helena, Jardim Colorado, Jardim Vitória, Cidade Miguel Badra, Jardim Casa Branca, Recanto Feliz, Tabamarajoara e centro.

Os espaços estarão abertos ao público das 8 às 15 horas, disponibilizando acolhimento e atenção especial à testagem de HIV, sífilis e hepatites virais para todos os interessados, de acordo com a capacidade de cada espaço.

O início da ação coincide com o Dia D de prevenção ao câncer de próstata, parte do cronograma municipal da campanha Novembro Azul.

A ação conta com diversos serviços voltados ao público masculino, como coleta de sangue para exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

As atividades também serão realizadas nas 12 UBSs mencionadas, ocorrendo de forma paralela ao “Fique Sabendo”.

A partir de segunda-feira, 29, a intensificação de testagem rápida e da orientação especializada serão ampliadas para todas as unidades de saúde da cidade, incluindo as demais UBSs, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), os consultórios de rua e os ambulatórios.

A ação seguirá disponível nestes pontos até o dia 7 de dezembro.

Já no sábado da próxima semana, 4 de dezembro, a Administração Municipal irá promover o Dia D da campanha “Fique Sabendo”, sediado no Parque Municipal Max Feffer.

Na oportunidade, o público terá acesso rápido à testagem e métodos contraceptivos das 10 às 17 horas.

Também serão promovidas várias atividades voltadas à prevenção e ao autocuidado no período da tarde, como roda de conversa sobre autoestima com um psicólogo, maquiagem comunitária, caminhada e apresentação musical.

O evento ocorrerá em parceria com o Coletivo Megê e o OcupeSUSJuventudes, do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids de São Paulo (CRT-SP).

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou que os exames são realizados de forma totalmente privada e sigilosa, com orientações antes e depois dos testes. Caso seja identificada necessidade, os pacientes podem ser encaminhados para tratamento.

“O serviço é prático e dinâmico, com resultado emitido em cerca de 15 minutos. É importante que as pessoas façam o teste para que, caso exista carga viral de Aids, HIV ou alguma IST, seja possível controlá-la e iniciar os tratamentos medicamentosos adequados, de modo a garantir sua qualidade de vida. Estes problemas são tratáveis, portanto é essencial que as pessoas busquem auxílio e se previnam”, concluiu.