Suzano e Sebrae capacitam fornecedores de manutenção industrial do Estado de São Paulo
A iniciativa faz parte do Semear, desenvolvido por meio de uma parceria com o Sebrae visando o fortalecimento do setor e o desenvolvimento regional/ Foto: Divulgação

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está capacitando 40 fornecedores de manutenção industrial do Estado de São Paulo.

A iniciativa faz parte do Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores), desenvolvido por meio de uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) visando o fortalecimento do setor e o desenvolvimento regional.

“Gerar e compartilhar valor é um dos direcionadores da Suzano, e o Semear vem fortalecendo isso no último ano nas regiões onde a empresa atua. Para fomentar a sustentabilidade financeira da cadeia de suprimentos, o programa contribui com o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios que integram a cadeia de valor da empresa”, destaca Andrea Palermo Nonaka, gerente de Suprimentos da Suzano.

O Semear conta com uma programação diversificada, com palestras e consultorias, sem custo aos participantes, onde serão abordados temas como: empreendedorismo, inovação, tributação, princípios de responsabilidade legal e socioambiental, planejamento, relacionamento com o cliente e gestão financeira.

Gerando maior qualidade na gestão, melhoria nos processos, otimização da receita, redução de custos e mais oportunidades de negócios para as empresas.

“A iniciativa da Suzano promoverá resultados em um curto espaço de tempo em toda a cadeia de seus fornecedores, gerando assertividade nos processos, que são extremamente benéficos para a companhia. Porém, favorecer o empreendedorismo e o desenvolvimento do conhecimento dos fornecedores, que se estende para toda sociedade da região, será o legado mais importante do projeto Semear”, relata o fornecedor Luís Fernando A. dos Reis, da Alfag do Brasil.