Suzano: campanha 'Solidariedade na Caixinha' arrecada 8,7 mil embalagens em um mês
Recicláveis serão encaminhados às Centrais de Triagem de Suzano para contribuir com a compra de ração e itens para o bem-estar dos animais/ Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Prefeitura de Guararema

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano apresentou nesta semana um balanço positivo da campanha “Solidariedade na Caixinha”.

Lançada há um mês, a iniciativa já arrecadou 8.779 embalagens longa vida, que serão direcionadas às Centrais de Triagem para manuseio e descarte correto do material.

O valor obtido com a venda dos recicláveis será revertido em compra de ração aos mais de 150 cães e gatos para adoção responsável na cidade.

A campanha integra as ações desenvolvidas pelo programa “Recicla Cidade”, da ONG Espaço Urbano, e é realizada com o apoio das protetoras e outras entidades de Suzano, origem de grande parte dos donativos.

O principal objetivo é proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos animais, por meio da união e da solidariedade dos munícipes, bem como da reciclagem desses itens, que incluem caixas de leite, iogurte, suco, leite condensado, entre outros.

As arrecadações seguem em quatro locais de coleta: ecopontos Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186), Boa Vista (rua Vítor Miquelino, 553 – Cidade Boa Vista), Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira) e Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183 – Jardim Dona Benta).

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8 às 12 horas, exceto feriados.

O titular da pasta, André Chiang, destacou a quantidade expressiva nas arrecadações e parabenizou o engajamento de todos os envolvidos.

“Em um mês conseguimos mais de 8 mil doações, e a expectativa é dobrar este número até o fim do ano. Estamos com diversos projetos em andamento e este é mais um que vem para somar com a dignificação da vida animal”, disse.

Chiang ainda ressaltou o protagonismo das ONGs e protetoras suzanenses na ação solidária.

“Grande parte das doações é oriunda das profissionais ativistas do bem-estar animal, que são um importante elo entre a administração e a comunidade. Mais uma vez, mostramos o quanto a união fortalece nossos propósitos e é sempre o melhor caminho”.

Até o fim deste ano, todas as embalagens serão encaminhadas às Centrais de Triagem do Jardim Colorado e do Miguel Badra para completar o ciclo de reciclagem e destinação correta dos materiais, com a possibilidade de originar novos produtos e contribuir com a preservação ambiental.

Para saber mais sobre a campanha “Solidariedade na Caixinha” e demais ações da pasta, entre em contato com o Setor de Bem-Estar Animal, por meio do telefone (11) 4745-2055 ou do e-mail babymeleva@suzano.sp.gov.br.