Suzano acompanha flexibilização do Plano SP, mas mantém o parque público fechado
Horário de funcionamento e taxa de ocupação no comércio foram ampliados/ Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Centerpex Cinemas Suzano Shopping

A partir do dia 1º de agosto, as atividades comerciais no município de Suzano foram liberadas para atendimento presencial até a meia-noite, com limite de ocupação ampliado de 60% para 80% do espaço, conforme atualização do Plano São Paulo anunciada pelo governo do Estado na última quarta-feira, 28. As novas regras serão válidas até o próximo dia 16.

O horário e limite de ocupação deverão ser respeitados por restaurantes, bares e similares, atividades culturais, academias, salões de beleza e barbearias.

Também permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos.

Para tanto, todos os protocolos de higiene e distanciamento social devem ser rigorosamente cumpridos, incluindo o uso obrigatório de máscaras e a oferta de álcool em gel.

Outra flexibilização sinalizada pelo governo paulista foi a retirada do toque de recolher, até então estipulado para o período das 23 às 5 horas.

Contudo, vale reforçar que eventos que geram aglomeração, como shows, casas noturnas e competições esportivas com público, seguem proibidas.

Em Suzano, o funcionamento do Parque Municipal Max Feffer também continua suspenso. Isso porque o parque e a Arena Suzano têm sido utilizados como um dos principais polos de imunização contra a Covid-19.

A vacinação avança conforme cronograma prévio, que pode ser consultado no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br).

A suspensão também é válida para as atividades ao público no Viveiro Municipal Tomoe Uemura, no Suzano Skate Park e no PlayPet.

A ideia é manter a segurança dos munícipes durante esse período de vacinação, que recebe um fluxo intenso de pessoas nos dias de operação, contando com uma estrutura de suporte temporário às equipes de Saúde que trabalham no local.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi pediu compreensão e reforçou que a imunização tem avançado rapidamente na cidade.

“Pedimos para que todos continuem se cuidando. Mesmo com a flexibilização do Plano São Paulo, não podemos deixar de exigir todos os protocolos de segurança, principalmente quanto ao uso de máscara e o distanciamento social, evitando qualquer tipo de aglomeração que possa representar alto risco de transmissão do vírus. A vacina é a resposta contra a pandemia. Peço para que todos tenham mais paciência e empatia com o próximo. Estamos prestes a alcançar toda a população adulta para, em seguida, se Deus quiser, também imunizar nossos adolescentes. Precisamos da colaboração de todos os suzanenses”, destacou.

As recomendações do teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias, conforme a possibilidade, seguem valendo. A expectativa é de que haja uma nova avaliação do cenário estadual para atualização do plano a partir de 17 de agosto.

Atualmente, o índice de ocupação de leitos voltados ao atendimento de pacientes com Covid-19 em Suzano está em 9,6%.

A cidade contabiliza 22,9 mil casos da doença, sendo que 887 evoluíram para óbitos e outras 20,7 mil pessoas já se recuperaram.

Atividades Presenciais nas Escolas

A Secretaria Municipal de Educação anunciou a retomada das atividades presenciais na rede de ensino a partir do dia 2 de agosto (segunda-feira), com ocupação limitada a até 35% da capacidade do espaço.

O planejamento prevê uma implantação gradual das atividades presenciais nas escolas da Educação Infantil e Fundamental.

Contudo, o retorno não será obrigatório e as atividades seguirão sendo oferecidas em sistema on-line, ou seja, o ensino a partir de agosto passa a ser híbrido.