Novo governo de Guararema revela secretários, reforça prioridades para os 100 dias e prepara vacinação contra a Covid
Confira nesta reportagem especial as informações e esclarecimentos do governo do prefeito José Luiz Eroles Freire/ Foto: Divulgação
Hospital Santa Maria

Na primeira semana de 2021 o Jornal Oi questionou o novo governo de Guararema sobre a formação do secretariado, previsão orçamentária para este ano, prioridades para os 100 primeiros dias de mandato e ações relacionadas ao início da campanha de vacinação contra a Covid.

Confira nesta reportagem especial as informações e esclarecimentos do governo do prefeito José Luiz Eroles Freire.

Jornal Oi – Quais são os secretários/secretárias municipais escalados pelo novo prefeito de Guararema para o mandato que se inicia?

Jornal Oi – Houve redução, aumento ou fusão de secretarias municipais?

Governo de Guararema: Os nomes estão na tabela em anexo (quadro abaixo). A única mudança foi a separação da Secretaria de Finanças, que antes era anexada à Pasta de Administração.

O desmembramento foi necessário para que seja feito um planejamento técnico financeiro municipal a curto, médio e longo prazo, executado por um profissional específico da área.

O planejamento, aliás, leva em consideração a atual realidade econômica do Brasil e de diversos países do mundo causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), entre outros fatores como a possibilidade real da perda dos royalties da Petrobras.

Jornal Oi – Qual é o orçamento da prefeitura previsto para 2021?

Governo de Guararema: Valor estimado de 234 milhões.

Jornal Oi – Quais são as principais ações definidas pelo novo prefeito para os primeiros 100 dias de governo?

Governo de Guararema: A principal prioridade da gestão será finalizar a obra do Hospital Municipal, equipado com UTI, elevando a Saúde de Guararema um novo patamar.

Além disso, vamos trabalhar para continuar gerando empregos e trazendo desenvolvimento para a cidade, bem como voltar a estimular o turismo e o comércio que foram amplamente prejudicados pela pandemia do novo coronavírus.

Outra prioridade será a Reforma Administrativa, ação que se mostrou necessária diante de uma nova realidade econômica, novas exigências do Ministério Público no quadro de funcionários e o risco da perda dos royalties da Petrobras.

Com isso, a Prefeitura foi obrigada a dar início à reforma para reajustar as contas e garantir a entrega do Hospital Municipal e a qualidade dos serviços já prestados.

Jornal Oi – Qual estrutura será instalada neste mês pela Secretaria de Saúde e o governo de Guararema para o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade?

Jornal Oi – Essa estrutura será centralizada ou descentralizada?

Jornal Oi – Dentro dos chamados grupos de risco quantas pessoas deverão ser vacinadas em Guararema no início da campanha?

Governo de Guararema: O município de Guararema fará a instalação de uma estrutura centralizada para a realização da campanha de vacina contra a COVID-19, sendo um local amplo, com disponibilidade de atendimento drive-thru e estacionamento.

O local foi pensado para garantir um sistema logístico e de qualidade, contando com tecnologia e rede de frio adequada para armazenamento das vacinas, entre outros.

Em relação ao quantitativo dos grupos prioritários que estão contidos nas 5 etapas divulgadas, trabalhadores e idosos, estamos aguardando a divulgação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Jornal Oi – Já se sabe quais são as atribuições e obrigações da prefeitura de Guararema (estabelecidas pelo Estado) na preparação e execução da campanha de vacinação contra a Covid na cidade?

Governo de Guararema: A organização da campanha ocorre com o apoio da SES, com a disponibilização das vacinas e insumos (seringas e agulhas), sendo os municípios responsáveis por todas as demais etapas da campanha de vacinação, a contar profissionais, rede de frio, espaço e demais insumos utilizados.

Jornal Oi – Quais informações e ações (estrutura) o governo de Guararema espera receber da Secretaria Estadual de Saúde para que a campanha seja bem sucedida?

Governo de Guararema: A Secretaria Municipal de Saúde de Guararema espera que a Secretaria Estadual de Saúde mantenha a distribuição ininterrupta de vacinas, para que não haja paralisação por falta da mesma.

QUADRO SECRETÁRIOS GUARAREMA 

ADRIANA MARTINS DE PAULA – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CLARA ASSUMPÇÃO EROLES FREIRE NUNES – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SANDRA REGINA OLIVIEIRA – SECRETÁRIA MUNICIPAL ADJUNTA DE MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANÇAS

EDSON ROBERTO PINTO DE MORAES – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

VÂNIA DA CONCEICAO NOGUEIRA – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANÇAS

JUSSARA MARIA NOGUEIRA ZATSUGA – SECRETÁRIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, HABITAÇÃO E CIDADANIA

MARLON RODRIGUES DO NASCIMENTO – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EMPREGO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

EVAIL GONCALVES JUNIOR – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS, MEIO AMBIENTE, PLANEJAMENTO E SERVIÇOS PÚBLICOS

DIRCEU JACINTO GRANATO – SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DE OBRAS, MEIO AMBIENTE, PLANEJAMENTO E SERVIÇOS PÚBLICOS

ODVANE RODRIGUES DA SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTES E LAZER

EDUARDO APARECIDO MOREIRA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, HABITAÇÃO E CIDADANIA

RENATA FARIA MATSUDA – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS

NATASHA SANTOS DA SILVA – SECRETÁRIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSUNTOS JURÍDICOS

EDUARDO MAIA DA SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS