Secretaria Estadual diz que vai assumir o HC e abrir o hospital para a população de Suzano no início de 2022
As informações reforçam as declarações prestadas no último mês pelo vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, ao deputado Estevam/ Foto: Divulgação
Centerpex Cinemas Suzano Shopping

Em audiência com o deputado Estevam Galvão, o secretário estadual de Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, confirmou a abertura do Hospital das Clínicas (HC) para atender a população de Suzano e região no início do próximo ano.

Segundo o secretário, a unidade passará a ser gerenciada pela Secretaria Estadual da Saúde, hoje sob administração do HC.

Já no próximo mês deverá ser aberto o chamamento público para a contratação de pessoal e equipamentos para funcionamento do Hospital e do Centro de Diagnóstico por Imagem, anexo ao Complexo.

“Sei da sua luta antiga e intenso trabalho pela construção e funcionamento do hospital. A unidade será aberta para atender a população de Suzano e região, seguramente no início do próximo ano”, disse o secretário, que segue em tratativas constantes com o deputado para o funcionamento do hospital.

As informações reforçam as declarações prestadas no último mês pelo vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, ao deputado Estevam.

“Ele garantiu que o HC abrirá suas portas para atender a população e que já estão tomando todas as medidas necessárias para isso, incluindo a contratação de pessoal, mobiliário e equipamentos. Teremos o esperado Hospital Público Estadual na nossa cidade”, reforçou o parlamentar.

São mais de 10 anos de luta do Estevam pela construção do HC suzanense, resultando na inauguração da unidade em abril de 2018, pelo então governador Geraldo Alckmin.

“O hospital foi entregue, mas a princípio recebeu os pacientes internados no Auxiliar de Suzano, que passou por reformas. Depois veio a pandemia e o HC passou a atender com exclusividade os pacientes da região com Covid, inclusive com leitos UTI. Agora, com o abrandamento da pandemia, é necessário que o HC de Suzano cumpra a função para ao qual foi construído, que é atender a população da cidade e da região nos casos hospitalares de média e alta complexidade. Temos urgência nisso”, relembrou o deputado.

Hospital 

O local oferece estrutura para 120 leitos de internação e Hospital Dia, duas salas cirúrgicas, salas de coleta de exames e consultórios, equipados com aparelhos de ponta, garantindo conforto e segurança para pacientes, familiares e funcionários.

Já o Centro de Diagnóstico por Imagem oferecerá para a população equipamento de raio-X, com capacidade para realizar até 1.020 exames por mês, além de tomografia (320 exames/mês), mamografia (320 exames/por mês).