Saúde de Suzano realiza nova edição do ‘Dia V’ neste sábado
Atendimento será à livre demanda para primeira dose e aplicação da segunda dose para quem está com aprazamento até 2 de outubro/ Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Tenda Atacado

A Prefeitura de Suzano realiza neste sábado, 25, mais uma edição do “Dia V” de vacinação.

O objetivo é garantir a primeira dose de todos os munícipes maiores de 12 anos que ainda não se vacinaram, bem como a segunda dose dos cidadãos com aprazamento até 2 de outubro e a terceira aplicação de reforço às pessoas imunossuprimidas.

O atendimento do “Dia V” será das 8 às 17 horas e deve ocorrer no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul), no Centro Cultural de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 – Vila Júlia) e na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), com sistema drive-thru operante no Parque Municipal Max Feffer. A entrada de veículos se dá pela avenida Brasil.

Nos locais, os munícipes com mais de 12 anos, que ainda não receberam a primeira dose, serão contemplados.

Além disso, haverá aplicação da segunda dose para aqueles que estão com aprazamento até 2 de outubro em suas carteirinhas e da dose de reforço às pessoas imunossuprimidas que concluíram a segunda etapa da imunização há 28 dias ou mais.

O grupo beneficia transplantados em uso de medicação imunossupressora, pessoas que vivem com HIV e pacientes que fazem tratamento contra o câncer, por exemplo.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a operação tem o objetivo de reforçar a oferta da imunização na cidade, garantindo que todos os suzanenses possam se vacinar.

“Chegamos a 91,9% da população suzanense imunizada com pelo menos a primeira dose. Queremos progredir e chegar aos 100%. Para tanto, é importante que todos se vacinem. Neste sábado, estaremos em uma grande ação à livre demanda nos três polos da cidade”, destacou.

É importante reforçar que, para receber a primeira dose, o munícipe deve apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível.

A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.

O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados.

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.

Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente.

No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.

Balanço

Nesta sexta-feira, 24, Suzano contemplou 302 pessoas com a primeira dose, 4.091 com a segunda e 112 com a de reforço.

Ao todo, foram 4.505 aplicações realizadas, sendo 2.075 na Arena Suzano, 603 no drive-thru do Parque Max Feffer, 553 no Centro Cultural de Palmeiras e 1.274 no CEU Gardênia.

Entre os imunizados, estava a primeira-dama Larissa Ashiuchi, que retornou ao polo central para receber sua segunda dose.

“Aguardei ansiosa para concluir o meu ciclo de imunização. É importante que todos que tenham recebido a primeira, voltem em seus respectivos prazos aos polos de vacinação. Então, fiquem atentos às datas na carteirinha e venham se imunizar”, disse.

Com o balanço final, a cidade já realizou 356.692 aplicações, sendo 219.005 de primeira dose, 128.852 de segunda, 1.273 de reforço e 7.562 de dose única.

O índice representa 91,9% do público maior de 12 anos, que está estimado em 246.463 munícipes, contemplado com pelo menos a primeira dose.

Todas as informações referentes à imunização são diariamente atualizadas nas redes sociais da municipalidade, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano). Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Epidemiológica é (11) 4745-2035.