Prefeitura de Mogi das Cruzes

Robson Janio Souto é microempreendedor e palestrante, aos 28 anos, o jovem é candidato a vereador por Suzano pelo PTB e possui entre suas vocações, o desejo de transformar a política da cidade.

Nascido em Suzano, Janinho Souto como é popularmente conhecido, relata que viveu o primeiros quatro anos no bairro Jardim Gardênia Azul e logo depois, passou a viver no Parque Maria Helena, locais na qual o candidato relata possuir um carinho.

Janinho Souto, é um jovem suzanense que demonstra uma formação acadêmica de respeito, ele é graduado em Administração e atualmente faz pós-graduação em Política e Relações Internacionais.

Na política, o jovem candidato também demonstra que procurou se especializar recentemente, no ano passado, quando foi selecionado para o curso de formação de novas lideranças políticas do RenovaBR, escola com os mais renomados professores em temas de Gestão Pública como economia, saúde, segurança, dentre outros.

Também em 2019, Janinho foi selecionado para compor a delegação de jovens que representou o Brasil em um Fórum da ONU em Genebra, na Suiça. O candidato atualmente ministra cursos e realiza diversas ações sociais.

Ao ser questionado sobre quando iniciou sua vocação na política, o candidato do PTB relata que aos sete anos de idade, seus pais explicaram que seu nome era “Janio” em homenagem ao ex-presidente da República Janio Quadros. No ano passado, ao ser selecionado para o RenovaBR, teve a certeza de seu futuro político.

Janinho, candidato pela primeira vez, afirma que antes de decidir ser concorrente a cadeira do legislativo de Suzano, resolveu se qualificar e classificou que entre os principais motivos de ser candidato a vereador, está a falta de pluralidade da atual câmara.

“Em paralelo, vejo que Suzano precisa diversificar seus representantes. Precisamos ter lideranças jovens que entendam as dificuldades encontradas durante a juventude e possam lutar por soluções.” Declarou Janinho.

O atual legislativo de Suzano tem enfrentado criticas de alguns candidatos a vereadores de Suzano, entre os principais motivos criticados, está a falta de transparência e representatividade dos atuais parlamentares. Robson Janio Souto, afirmou que pretende aplicar uma elevada qualificação na câmara e pretende buscar meios para criar a avaliação de desempenho entre os funcionários do legislativo.

“Avaliações de desempenho indicam transparência e possibilitam tomadas de decisões mais conscientes. Também pretendo levar mais conscientização da administração pública municipal sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.” Ressaltou o jovem candidato sobre o que pretende transformar no legislativo suzanense.

Entre suas principais bandeiras que pretende levar para o legislativo, Janinho relata que seu mandato será baseado na Agenda 2030 da Onu, defendendo bandeiras como Educação, Saúde e Geração de Empregos.

A última questão direcionada para Robson Janio Souto, está relacionada as expectativas que as pessoas podem ter de sua pessoa, caso seja eleito vereador na cidade, o jovem de 28 anos não fugiu da pergunta e direto ao ponto afirmou que pretende ser um representante inspirador.

“Quero ser um líder e representante inspirador: meus pais sempre me ensinaram a agir com ética e respeitar o próximo. Aprendi a ouvir mais do que falar. Encontrei grandes batalhas durante a carreira e, vindo de escolas públicas, consegui chegar a lugares e vencer desafios que jamais imaginava ter a possibilidade de viver.
Quero ser para os suzanenses um porta-voz pelas melhorias que a cidade precisa e um exemplo de que é possível exercer uma política transparente. Trabalharemos lado a lado com a população pela transformação de Suzano.”

Janinho Souto é candidato a vereador pelo PTB e deve ter o resultado de sua votação divulgados pelo Jornal Oi na próxima segunda-feira.