Tenda Atacado

O projeto de Lei 865/2019, de autoria do deputado Rodrigo Gambale (PSL), torna obrigatória a instalação de câmeras de reconhecimento facial em todas as estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, bem como no interior das composições.

O intuito é aumentar a segurança no sistema metroferroviário. “Dentro das composições, ocorrem roubos de celulares e ações de punguistas com bastante frequência. A presença de câmeras de reconhecimento facial nesses locais inibe a ação criminosa, pois o praticante saberá que será reconhecido. E, ainda que o crime seja praticado, essas câmeras identificarão os possíveis responsáveis“, diz um trecho do projeto de lei.

O deputado resolveu criar o projeto após ele próprio ser assaltado nas composições da CPTM em 2019, quando se dirigia para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Nesta semana, o projeto foi aprovado para tramitar em regime de urgência na casa de leis do estado e em breve deve ser aprovado.

Nas redes sociais, Rodrigo Gambale (PSL) comemorou o andamento positivo do projeto e reiterou em Live nas Redes Sociais, que o projeto se aprovado for e colocado em prática de maneira correta e emergente deve gerir mais seguranças aos usuários do transporte coletivo.