Procon de Suzano orienta para as compras de Dia dos Namorados: consumidores devem evitar armadilhas do comércio
Recomendação é pesquisar lojas e sites confiáveis que tenham uma política de troca estabelecida/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano
INTS – O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

O Procon de Suzano faz alertas e dá dicas aos consumidores em relação à campanha no comércio de Dia dos Namorados, celebrado nacionalmente no próximo sábado, 12.

O objetivo é que se atentem a esse período de ofertas e tomem alguns cuidados para que não se vejam prejudicados ou mesmo lesados depois da compra.

Para evitar esse tipo de situação, a coordenadora do órgão municipal, Daniela Itice, explica que a data tem um grande apelo afetivo, mas é necessário prudência e responsabilidade.

“Não podemos deixar que a emoção tome conta do nosso bolso na hora de presentear. Evite compras por impulso e analise se ela não irá impactar no seu orçamento durante os próximos meses”, ressaltou.

A pesquisa é fundamental e pode ser feita por meio da internet, a partir de ferramentas que não apenas mostrem preços como também a evolução em períodos anteriores.

Existem, ainda, plataformas que reúnem as promoções de diversos sites de compras coletivas.

Entretanto, eles não têm responsabilidade por eventuais problemas na comercialização dos produtos e serviços, porque apenas divulgam as ofertas existentes.

Quando a compra for realizada por meio dos canais on-line, é importante verificar a procedência do site.

Certifique-se de que a empresa existe, se tem endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor.

“Para não cair em armadilhas, ao acessar o endereço eletrônico, verifique se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Uma outra dica é consultar se o nome da empresa está na lista do Procon-SP de links que devem ser evitados e também sua classificação no ‘Reclame Aqui’”, explicou.

Uma das principais orientações é sobre as condições de pagamento. Atualmente são oferecidas opções à vista, para parcelamento no cartão de crédito ou no boleto bancário, mas a recomendação é que, se possível, liquide o valor o quanto antes.

“Muitas lojas oferecem bons descontos para o pagamento à vista e o preço costuma ser menor em relação ao valor total financiado”, informou Daniela Itice, que acrescentou:

“Caso o consumidor ainda opte pelo parcelamento, verifique a taxa de juros estabelecida no contrato e encargos fiscais para não ser surpreendido”.

Ao passar as comemorações, caso seja necessário realizar a troca do produto, é importante ressaltar que o estabelecimento não é obrigado a trocar os produtos sem defeitos, somente se apresentar esta opção ao consumidor previamente.

O mesmo vale para trocas por motivo de cor, tamanho ou gosto, que, nesses casos, o fornecedor pode colocar condições que devem ser informadas de maneira clara e por escrito.

Para denúncias ou esclarecimento de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato como Procon de Suzano, que funciona na rua Baruel, 126, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O órgão também atende pelo número (11) 4744-7322.