Presidente David Neto destaca trabalho intenso da Câmara e faz avaliação positiva do governo Boigues em Itaquá
O presidente David Neto destacou que o Legislativo de Itaquá cumpriu seu papel de representar a população e que propôs mais de duas mil indicações ao executivo/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Guararema

O vereador e presidente da Câmara de Itaquaquecetuba, David Neto (PP), concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Oi e fez o balanço das ações nos primeiros seis meses de mandato.

O Jornal Oi está questionando os presidentes das principais Câmaras de Vereadores do Alto Tietê sobre as ações, resultados e gastos no primeiro semestre deste ano.

Sendo que os presidentes do Legislativo em Suzano, Ferraz e Arujá já prestaram contas dos primeiros seis meses de trabalho.

Esses presidentes revelaram seriedade e comprometimento com os eleitores e moradores de suas respectivas cidades.

Ao responder as perguntas do Jornal Oi, o presidente da Câmara de Itaquá também revela seu compromisso com a transparência e deixa praticamente sozinho o vereador e presidente da Câmara de Poá, Diogo Pernoca (PTB), que não é “encontrado” por sua assessoria para responder sobre as ações e resultados do Legislativo poaense nos primeiros seis meses deste ano.

O presidente David Neto destacou que o Legislativo de Itaquá cumpriu seu papel de representar a população e que propôs mais de duas mil indicações ao executivo comandado pelo prefeito Eduardo Boigues (PP).

David Neto destacou também que a Câmara buscou auxiliar o executivo no combate a Covid-19 economizando para devolver parte do orçamento ao município.

Segundo o presidente do legislativo de Itaquá, a análise inicial dos primeiros seis meses de mandato do prefeito Boigues é positiva e espera que continue com o ritmo intenso e acelerado para mudar o município.

Confira abaixo os questionamentos e as respostas do presidente da Câmara de Itaquaquecetuba:

Jornal Oi – De acordo com a avaliação da presidência, qual foi à contribuição que o Legislativo deu para a cidade neste primeiro semestre?

David Neto: A Câmara cumpriu seu papel de representar a população. Votou projetos importantes, propôs mais de duas mil indicações à Prefeitura, investigou denúncias de supostas irregularidades no município e debateu temas importantes, principalmente na área da saúde e da segurança.

Além disso, a Casa de Leis fez tudo o que foi possível para ajudar na luta contra o coronavírus, evitando aglomerações e economizando para devolver parte do orçamento para a cidade superar essa pandemia.

Jornal Oi – O que de mais relevante foi produzido pela Câmara em relação a projetos e leis neste primeiro semestre?

David Neto: A Câmara aprovou o projeto de lei que institui a carteirinha municipal do Autista; realizou cinco audiências públicas virtuais para analisar e debater as finanças da Prefeitura, os trabalhos na área da saúde e o orçamento do próximo ano; Instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar denúncias de irregularidades nos serviços da Sabesp; fez reunião com o Governo do Estado para cobrar mais segurança para os bairros da cidade.

Jornal Oi – O que de mais relevante fizeram as Comissões Permanentes?  A Câmara tem uma CEI ou CP instalada? Se sim, qual é a investigação e em que fase está os trabalhos?

David Neto: As Comissões de Saúde e de Finanças trabalharam para fiscalizar os trabalhos da Prefeitura durante as audiências, já a CEI instaurada para apurar os serviços da Sabesp realizou vistorias nos bairros, conversou com engenheiros, técnicos e fez reuniões para pedir mais qualidade da empresa e apontar os defeitos encontrados.

Atualmente, a CEI está em sua fase final e já houve acordo por parte da Sabesp para melhorar os trabalhos e fiscalizar melhor os trabalhos nas ruas de Itaquaquecetuba.

Jornal Oi – Qual a avaliação da mesa diretiva para o trabalho do novo governo nos primeiros seis meses?

Jornal Oi – O que funcionou e o que não funcionou na prefeitura?

David Neto: Durante esses seis primeiros meses a Câmara trabalhou em sintonia com a Prefeitura, que atendeu inúmeros pedidos dos vereadores, principalmente em sérvios de zeladoria nos bairros.

O saldo é positivo e esperamos continuar com esse ritmo intenso de trabalho para mudar a nossa cidade.

Jornal Oi – No primeiro semestre quais foram os gastos da Câmara com os pagamentos dos salários dos vereadores, salários aos servidores da Casa, gastos com todo o custeio dos gabinetes, gasolina, materiais e outros?

David Neto: Todas essas informações estão, por lei, no Portal da Transparência. Segue o link: https://leideacesso.etransparencia.com.br/itaquaquecetuba.camara.sp/TDAPortalClient.aspx?416.

Jornal Oi – Qual o gasto total da Câmara no primeiro semestre?

Jornal Oi – Qual o orçamento da Câmara previsto para este ano?

David Neto: Gasto primeiro semestre: R$ 1.410.527,16. Orçamento previsto para 2021: R$ 17.990.883,00. Links para releases sobre algumas das perguntas acima:

  • Apesar da pandemia, trabalho dos vereadores foi intenso no primeiro semestre

https://www.camaraitaquaquecetuba.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/3118/Apesar-da-pandemia,-trabalho-dos-vereadores-foi-intenso-no-primeiro-semestre

  • Releases sobre a CEI da Sabesp

https://www.camaraitaquaquecetuba.sp.gov.br/portal/noticias/3/1/17/0/0/0

  • Releases sobre as Audiências

https://www.camaraitaquaquecetuba.sp.gov.br/portal/noticias/3/1/14/0/0/0