Prefeitura de Ferraz entrega unidade de resgate de R$ 365 mil ao Corpo de Bombeiros
A unidade de resgate é um veículo destinado ao atendimento de vítimas de acidentes que requerem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar/ Foto: Jonathan Andrade - Secom
Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

A prefeitura de Ferraz de Vasconcelos entregou nesta segunda-feira, 29, uma unidade de resgate móvel que será utilizada pelo Corpo de Bombeiro de Ferraz de Vasconcelos.

O evento ocorreu na estação dos Bombeiros na cidade e contou com a presença da prefeita Priscila Gambale, do deputado estadual Rodrigo Gambale, do vice-presidente da Câmara Municipal Alexandro Teteco, do Tenente Coronel Bombeiro Edson Lino, além de outras autoridades do município.

O veículo foi adquirido com recursos do Febom (Fundo Municipal de Apoio e Manutenção do Corpo de Bombeiros) que foi reativado neste ano pela atual administração, um investimento de R$ 365 mil.

A unidade de resgate é um veículo destinado ao atendimento de vítimas de acidentes que requerem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar.

É dotado de equipamentos que permitem à tripulação de bombeiros prestar os socorros de suporte básico da vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vítima ao centro médico mais apropriado para a situação. Transporta até quatro militares.

“O Corpo de Bombeiros de nossa cidade necessitava de investimentos e apoio. Estamos buscando reestruturá-lo para que possa atender cada vez melhor nossa população”, disse a prefeita.

A corporação também foi contemplada pelo governo do Estado com um desencarcerador, equipamento que permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico.

O secretário municipal de Segurança, Dr. Renato Gomes, anunciou que o próximo passo será a aquisição de uma viatura caminhão 4×4 para o combate a incêndios no município.

“O objetivo da prefeitura é continuar investindo em serviços que beneficiem o bem-estar da população”, disse Gomes.

Também participaram do evento os secretários municipais Clécio Gonçalves, Dom Souza, Nicolas David, Jackson dos Santos, Robson Xisto e Hodirlei Martins, de Saúde, Comunicação, Serviços Urbanos, Governo, Assistência Social e Planejamento, respectivamente, além, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cida Gambale.

Os bombeiros capitão Miatelo e tenente Carbonel também estiveram presentes, assim como, o comandante da Guarda Civil Municipal, Cleverson Ramos, da presidente da Associação Comercial de Ferraz de Vasconcelos, Emilene Ferreira e do presidente do Conselho de Segurança, Gláucio Lemos.