Prefeito Zé revela que o roteiro turístico caipira será lançado no início de 2021 em Guararema e mais três cidades
O prefeito de Guararema antecipou a informação de que o roteiro será oficialmente aberto em janeiro de 2022/ Foto: Divulgação
Colégio Eduki

Em entrevista exclusiva ao Jornal Oi o novo prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire, o Zé (PL), revelou detalhes de um novo roteiro turístico que será implementado em sua cidade e mais outros três municípios.

Ele antecipou ainda a informação de que o roteiro será oficialmente aberto em janeiro de 2022.

A chamada rota ou roteiro caipira será integrado pelas cidades de Paraibuna, Salesópolis, Santa Branca e Guararema. Confira as manifestações do governo Zé:

Jornal Oi – Quais seriam as cinco principais atrações dessa rota?

Prefeito de Guararema: A rota é formada por atrativos baseados na Cultura, Turismo e Gastronomia das 4 cidades.

Cada uma tem suas peculiaridades e vivências que o visitante poderá usufruir. Por estar no início dos estudos com as Secretarias responsáveis pelo Turismo de cada cidade, o circuito deverá ser em breve apresentado com todas as atrações.

Jornal Oi – A implementação dessa rota depende de parcerias com a iniciativa privada, donos de sítios e chácaras?

Prefeito de Guararema: O poder público fará a implantação da rota e será divulgado para que cada empreendedor possa mostrar o que há de melhor em sua cidade.

Os proprietários de chácaras, sítios e fazendas poderão vir a somar aumentando o número de habitações e locais para descanso e alimentação.

Jornal Oi – Será necessário um investimento muito alto para a implementação dessa rota?

Prefeito de Guararema: Por parte de cada município, o investimento será mais em divulgação e infraestrutura como placas e interligações entre um município e outro, mas as Associações Comerciais de cada município e Comtur também farão a sua parte. Poder público e privado juntos para alavancar renda e emprego.

Jornal Oi – O que é preciso para que essa rota saia do discurso e se torne uma realidade?

Prefeito de Guararema: Serão montados plano de ação divididos em quatro tópicos. O primeiro que é a fase de estudo será feita até o dia 20/06/2021.

A segunda etapa é a discussão dos principais pontos turísticos. A terceira etapa é o chamamento turístico e cultural dos empreendimentos que irão se empenhar para participar.

O prazo para o termino das quatro etapas tende a finalizar em 01/12/2021 e o lançamento oficial em janeiro de 2022.

Jornal Oi – Existe a viabilidade de colocar outras cidades (maiores nessa rota) sem prejuízo da caracterização que se pretende dar a ela?

Prefeito de Guararema: A rota foi pensada a princípio nestes quatro municípios por suas características e raízes do campo “caipira” e neste momento o plano de estudo será realizado por estes quatro municípios.

Todo o conceito e ideia partiram do prefeito Vanderlon de Salesópolis que apresentou a Associação Comercial e ao Comtur e que depois nos apresentou a ideia.

Jornal Oi – O fato da Secretaria Estadual de Turismo informar que não tem data para liberar recursos para estâncias e MITs não prejudica de forma decisiva a retomada do turismo na pós-pandemia?

Prefeito de Guararema: Todos os tipos de recursos são bem-vindos, mas ninguém contava com a pandemia e a quantidade de tempo que ela vai ficar.

O Turismo é o último setor a ser liberado. O setor vai precisar de muita atenção e união para que haja uma retomada.

Estamos aguardando a posição do Governo, mas estamos agindo para não depender apenas desse recurso.