Piscinão de Ferraz: governo entregará em 10 meses o que outros prefeitos não entregaram em 20 anos
O piscinão construído na área central de Ferraz foi projetado para eliminar ou ao menos reduzir as enchentes que desde o final do século passado causam enormes estragos e prejuízos no centro comercial da cidade/ Foto: Maxson Rodrigues – Secom Ferraz
Centerpex Cinemas Suzano Shopping

Com dois meses de antecedência, a prefeitura de Ferraz de Vasconcelos concluiu as obras da nova bacia de contenção, conhecida popularmente como “Piscinão de Ferraz”, que fica localizada na rua Guanabara, na Vila Romanópolis.

A obra será inaugurada no dia 14 de outubro, data que a cidade completa 68 anos de emancipação política e administrativa. O evento está previsto para as 11 horas.

O piscinão construído na área central de Ferraz foi projetado para eliminar ou ao menos reduzir as enchentes que desde o final do século passado causam enormes estragos e prejuízos no centro comercial da cidade.

Isso em razão dos transbordamentos no período das chuvas de verão de um córrego que passa ao lado do Corpo de Bombeiros e no meio do Centro de Convenções.

Essa obra necessária é prometida desde o início deste século quando o solo na área central de Ferraz foi ficando cada vez mais impermeável e o córrego cada vez mais estrangulado.

Se o reservatório para as águas das chuvas de verão cumprir o que dele se espera, o novo governo ferrazense vai conseguir promover uma mudança estrutural na cidade. Algo que não ocorre há décadas em Ferraz.

Essa mudança estrutural consistirá no fim (ou em uma redução importante) de uma situação que conferia ao município o rótulo de atrasado e desprovido de um governo que ao menos enfrentasse o problema das enchentes e alagamentos em pleno centro comercial da cidade.

De acordo com informações antecipadas pela prefeitura de Ferraz, o barramento terá capacidade de armazenar 18 milhões de litros de água, com construção de 5,4 mil metros quadrados e 4,8 metros de profundidade.

O objetivo da obra é de solucionar o problema das enchentes que ocorrem na região central da cidade.

Com a finalização das obras do “Piscinão de Ferraz”, algumas ações foram de suma importância para a realização da mesma, tais como: limpeza, escavação e contenção das margens, formação da bacia, construção do canal, revitalização dos córregos, dentre outros.

De acordo com a prefeita Priscila Gambale, a construção do reservatório de contenção será de grande valia para regularizar as vazões, bem como diminuir a força da água pluvial e evitar possíveis enchentes.

“O aniversário da cidade de Ferraz de Vasconcelos será marcado para sempre com a entrega desta importante obra: o ‘Piscinão’. As famílias que no passado choraram, agora podem renovar a sua esperança no fim das enchentes na região central. Nos festejos da cidade, o maior presente é para o povo que esperava este e tantas outras inaugurações e revitalizações”, disse a chefe do Executivo.

O piscinão foi orçado em R$ 3,4 milhões, sendo 80% do custeio pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e 20% pela prefeitura.