Passe Livre para estudantes de Suzano para o 1º semestre tem recorde de inscrições
Ao todo, foram recebidas 3.608 solicitações para cadastros e renovação do benefício, um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano
Campanha Tudo novo

O programa “Passe Livre Estudantil”, da Prefeitura de Suzano, encerrou seu período de inscrições na última sexta-feira com recorde de solicitações do benefício para o primeiro semestre de 2022.

Foram registrados 3.608 pedidos, sendo 2.238 para novos cadastros e 1.370 para renovação da gratuidade no transporte público do município. Os números sinalizam um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado.

A iniciativa foi instituída por meio da lei complementar nº 226/2013 e contempla os estudantes residentes em Suzano e que se encaixam em um perfil de renda familiar total de até três salários mínimos ou de renda per capita de até meio salário mínimo para cada integrante, com a comprovação pela folha resumo do Cadastro Único.

De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Educação, estima-se que 1.623 inscrições sejam da região norte (45%), que compreende bairros como Miguel Badra, Jardim Varan e Jardim Revista; 1.262 da região central (35%), onde estão localizados os bairros Vila Figueira, Vila Amorim, Jardim Imperador e proximidades; e 721 registros da região sul (20%), em Palmeiras.

O balanço também apontou uma predominância do benefício para os alunos de ensinos técnico e superior.

Com o fim do prazo para ingressar no programa, a orientação é que os estudantes aguardem as instituições de ensino fixarem a quantidade de aulas presenciais para enviar a documentação necessária até o dia 15 de maio.

As inscrições seguem em avaliação e os solicitantes devem ficar atentos ao site oficial (suzano.sp.gov.br/web/passe-livre), para acompanhar o processo de análise e validação da solicitação, que terá duração entre 20 e 30 dias.

Para o titular da pasta, Leandro Bassini, a grande adesão mostra que o benefício é funcional e atende às necessidades da população.

“Precisamos proporcionar condições de acesso à Educação para que nossos estudantes tenham mais produtividade e qualidade no ensino. O Passe Livre vem para se somar a uma série de políticas públicas que desenvolvemos com este intuito”, reforça.

Em caso de dúvidas, os munícipes ainda poderão entrar em contato com o setor pelo e-mail passe.livre@educ.suzano.sp.gov.br e pelo telefone (11) 4744-6084.

A Secretaria de Educação está localizada no primeiro andar do Centro Unificado de Serviços (Centrus), no número 210 da avenida Paulo Portela, na área central de Suzano.