Ouvidoria de Suzano adere à plataforma federal FalaBR. Sistema integrado garante interação com o governo
Para realizar uma manifestação, como denúncias, sugestões ou elogios à Prefeitura, o cidadão deverá efetuar um breve cadastro na ferramenta e selecionar o órgão ‘Controladoria-Geral do Município - Suzano/SP’/ Foto: Maurício Sordilli/Secop Suzano
Prefeitura de Guararema

A Controladoria Geral do Município agora pode ser acionada por meio de um novo canal de comunicação, a plataforma federal FalaBR (https://falabr.cgu.gov.br/).

O sistema integrado unifica os serviços oferecidos pela ouvidoria de Suzano, garantindo interação com o governo municipal.

Para realizar uma manifestação, como denúncias, sugestões ou elogios à Prefeitura, o cidadão deverá efetuar um breve cadastro na ferramenta e selecionar o órgão ‘Controladoria-Geral do Município – Suzano/SP’.

De acordo com o diretor da Ouvidoria Municipal, César Braga, a implementação da plataforma visa simplificar o atendimento, unificando o serviço de ouvidoria e acesso à informação em uma única ferramenta, de maneira rápida e eficiente.

“A adesão ao módulo de acesso à informação do FalaBR se trata de uma parceria com a Controladoria Geral da União (GCU), em São Paulo. Com o cadastro na plataforma, o usuário poderá efetuar manifestações à Controladoria Geral do Município de Suzano e também a diversos outros órgãos públicos, considerando toda a esfera federal”, explicou.

Para realizar solicitações, denúncias, reclamações, sugestões, elogios ou obter dados por meio do pedido de Acesso à Informação, o cidadão deve se conectar à plataforma no link https://falabr.cgu.gov.br/, também disponível na aba de acesso rápido do site oficial da prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br).

No ambiente virtual, o usuário deverá preencher um cadastro com dados pessoais, informando e-mail e senha para posteriores acessos e acompanhamento dos pedidos.

Ao escolher um tipo de manifestação, a administração suzanense poderá ser acionada ao selecionar “Controladoria-Geral do Município – Suzano/SP” na aba de “Destinatário”.

Em seguida, o cidadão deverá informar detalhes sobre a solicitação, incluindo o assunto e o modo de resposta.

Vale lembrar que a plataforma é mais um canal de comunicação com a Prefeitura, que ainda mantém o acolhimento de demandas por meio do site oficial com o sistema e-Protocolo, o e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br e o telefone 0800-774-2007.

Os pedidos serão atendidos dentro do prazo estipulado e os usuários também serão orientados por e-mail sobre a utilização do novo sistema para as próximas solicitações.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o FalaBR vem para facilitar a vida dos suzanenses.

“A ferramenta permite mais transparência à gestão, oferecendo a oportunidade de acesso a informações públicas e requerimento de serviços de uma forma simplificada, de acordo com o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos e os protocolos estipulados pela CGU, em uma interface digital amigável, intuitiva e responsiva a diferentes tipos de dispositivos”, finalizou.