No 4º Desafio do Lixo, Guararema destaca alternativas para o descarte de resíduos
Realizada no Horto Parque Municipal, a programação foi recheada de palestras, conversas, atividades e oficinas e se estendeu ao longo do dia/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Guararema

A prefeitura de Guararema, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, promoveu nessa quarta-feira, 27, o 4º Desafio do Lixo do município.

Realizada no Horto Parque Municipal, a programação foi recheada de palestras, conversas, atividades e oficinas e se estendeu ao longo do dia.

Logo após a abertura do evento, a ONG Espaço Urbano, por meio da palestrante Roseli Barbosa, apresentou a palestra “Embalagens longa vida: de onde vêm, para onde vão?”, explicando todo o processo de fabricação e destinação correta desta embalagem.

No mesmo sentido, a “Vidro: de onde vem, para onde vai?”, com o palestrante Rildo Ferreira, apresentou os detalhes do produto e seu caminho e a importância da destinação correta.

Às 11 horas, a palestrante Carla Castilho, da Rede pela Circularidade do Plástico + Abiplast, promoveu a palestra “Plástico: de onde vem, para onde vai”.

A Administração Municipal e a Cooperativa Guararecicla de Reciclagem, representadas por Carmem Rosana, Ricardo Moscatelli e José Idasil Vitor promoveram “A experiência de Guararema na gestão de resíduos sólidos”.

Fechando a programação de palestras, a palestra “O que é compostagem” com a entidade Metamorphosis, representada pelo palestrante Felipe Santos.

Por fim, ocorreu a “Oficina de Confecção de Composteira doméstica”, ministrada por Flávia Casali Rossi, do Instituto Itaquareia.

“Tivemos um dia repleto de conteúdos importantes para a questão do lixo da nossa cidade. Saímos com a certeza que tivemos um bom aprendizado e que passamos informações importantes sobre o tema para todos que acompanharam nossa programação”, disse o assessor da Prefeitura, Ricardo Moscatelli.