Natureza: Nosso Bem Mais Valioso! O que podemos fazer para ajudar nesta causa
Pesquise sobre o meio ambiente, priorize a reutilização de materiais e crie hábitos sustentáveis/ Foto: Divulgação
Tenda Atacado

O cuidado com o meio ambiente é uma pauta recorrente e urgente há muito tempo. Porém, muito trabalho ainda precisa ser feito para que possamos fomentar ações, hábitos e costumes sustentáveis para uma sociedade melhor, que garanta uma vida digna e a perpetuação das espécies da fauna e da flora para as gerações seguintes.

Nas últimas semanas, cenas chocantes do Pantanal em chamas inundaram a imprensa e as redes sociais, de maneira semelhante a outros desastres ambientais que recentemente presenciamos em nosso país, como o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), o derramamento de óleo no litoral nordestino e o incêndio ambiental na região amazônica.

É importante lembrar que esses e outros casos, seja no Brasil ou não, acontecem em decorrência da ação humana. Por isso, precisamos entender que pequenas atitudes podem ter uma grande consequência- de maneira positiva ou negativa.

No caso das queimadas, que inclusive observamos focos aqui bem próximos de nós, sobretudo nos dias mais secos, uma ‘inofensiva’ bituca de cigarro é capaz de trazer muitos prejuízos- além do desmatamento e outros fatores de risco para a natureza. As consequências vêm para todos: calor, poluição e doenças respiratórias. Já os animais perdem seus lares e as condições de vida.

Como sempre, a informação é a melhor prevenção. Pesquise sobre o meio ambiente, priorize a reutilização de materiais e crie hábitos sustentáveis, como a redução do consumo de carne, por exemplo.

Em sua busca, vale também se informar sobre o apoio às entidades sérias voltadas à proteção ambiental e quais os meios para a cobrança de políticas públicas efetivas sobre a temática.

Esses são exemplos de pequenas atitudes que refletem na natureza de maneira positiva, a partir da compreensão de que a convivência harmoniosa é o caminho para um mundo melhor, mais verde e saudável para todas as espécies.