Não é só Covid: reestruturação garante pediatria 24 horas no PAM Barreto em Arujá
No PAM Barreto, a população pode buscar atendimento de Clínica Médica e Pediatria/ Foto: Divulgação
Tenda Atacado

Com a reestruturação na Saúde de Arujá, feita na atual gestão do prefeito Dr. Camargo, o Posto de Atendimento Médico do Parque Rodrigo Barreto, conhecido como PAM Barreto, passou a concentrar os atendimentos de Pediatria na unidade, funcionando 24 horas, inclusive aos finais de semana.

Além dessa especialidade, que registra bastante procura (foram feitos 3.504 atendimentos pediátricos somente no PAM Barreto nos primeiros seis meses desse ano), o PAM Barreto também atende Clínica Médica (foram 21.310 consultas só no primeiro semestre de 2021) e UTI Covid.

Ainda conforme os dados divulgados pela ITDM, que gerencia o PAM Barreto, foram realizados na unidade, de janeiro a junho deste ano, 30.874 exames laboratoriais, 4.778 raio-x, 381 eletrocardiogramas e 681 atendimentos de Ortopedia.

PA Central e Maternidade

Já no Pronto Atendimento (PA) Central, segundo o levantamento fornecido pela ITDM neste primeiro semestre, foram feitos 48.878 exames laboratoriais, 6.777 raio-x, 3.348 tomografias, além de 25.780 atendimentos de Clínica Médica, 1.475 de Ortopedia e 1.945 de Pediatria (que agora está 24h apenas no PAM Barreto).

Em relação ao balanço dos seis primeiros meses na Maternidade Municipal “Dalila Ferreira Barbosa”, a ITDM informou que foram efetuadas 4.192 consultas, 470 partos, 7.551 exames laboratoriais, 460 ultrassom e 1.480 cardiotografias (exame que avalia a vitalidade fetal, especialmente indicado para gestações de alto risco).

Divisão das Especialidades

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a divisão das especialidades no PAM Barreto e no PA Central, para melhor atendimento ao público.

No PAM Barreto, a população pode buscar atendimento de Clínica Médica e Pediatria. Já no PA Central, ficam a Ortopedia, Clínica Médica, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia.

O titular da pasta, Leonardo dos Santos Reis, e seu adjunto, Danilo dos Santos, informaram ainda que a triagem dos casos suspeitos de Covid-19 podem ser feitas em ambas as unidades, porém, as internações em leitos ventilatórios permanecem no PA Central, enquanto que no PAM Barreto ficam apenas os pacientes graves da doença, internados nos leitos de UTI.

Portanto, o ideal é que o munícipe, em caso de suspeita de contaminação por coronavírus, procure primeiro o PA Central para a avaliação, já que no PAM Barreto concentram-se apenas os casos de Unidade de Terapia Intensiva.

Vale lembrar que a triagem e atendimento dos pacientes com suspeita de Covid são atendidos em alas separadas daqueles que vão buscar atendimento por outras causas.

O PAM Barreto fica na rua Rogério de Andrade Santos, 200, no Parque Rodrigo Barreto, e o PA Central na rua Maria de Lourdes Máximo, 75, no Jardim Renata.