Mostra de Referências Teatrais de Suzano começa nesta quarta-feira; 20 peças serão encenadas em diversos palcos
Expectativa é que 5 mil pessoas possam assistir as peças e as palestras no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré; iniciativa seguirá até 9 de julho/ Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Campanha Tudo novo

A 11ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano tem início nesta quarta-feira, 22, às 15 horas, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, localizado na rua General Francisco Glicério, 1.332, no centro da cidade.

A abertura terá a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi e do secretário de Cultura de Suzano, o vice-prefeito Walmir Pinto.

A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas possam conferir as 20 peças teatrais e três palestras de ações formativas, que são eventos destinados à conscientização da importância da cultura para a população. Todos os eventos são gratuitos e vão ocorrer até 9 de julho.

Sob o tema “Exercite seu olhar”, o evento prestará uma homenagem ao ator Wolney de Assis, morto em 2015 aos 78 anos, e a esposa dele, a também atriz Berta Zemel, que morreu ano passado, aos 86 anos.

Os eventos estão marcados para ocorrer no Teatro Armando de Ré; no Pavilhão de Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares, que fica dentro do Parque Municipal Max Feffer; no Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato; no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Sousa Candido, no Jardim Gardênia Azul; no Teatro Contadores de Mentira e nas escolas estaduais Alfredo Roberto, Dr. Anis Fadul e Jacques Yves Costeau.

Entre os grupos que vão se apresentar neste período estão companhias teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Suzano.

Entre estes grupos estão o Teatro Oficina Uzyna Uzona, que estará pela primeira vez em Suzano, assim como seu fundador, José Celso, que irá promover uma palestra na cidade.

Em relação às apresentações, o público pode esperar espetáculos de drama e comédia, ou até mesmo uma mistura destas duas vertentes do teatro. Vale ficar atento à classificação etária de cada encenação, disponível online (drive.google.com/drive/u/0/folders/1Njt9h6IgrdkcHUrwTuZAQzo2a7T4Xihh).

O secretário municipal de Cultura explicou qual o motivo da criação deste evento.

“A ideia de fazer uma Mostra de Referências Teatrais nasceu como o propósito formativo e de troca. Quando fizemos a primeira edição, convidamos grupos que naquela época estavam despontando no cenário teatral e poderiam de alguma forma contribuir com o repertório artístico dos grupos aqui de Suzano”, disse.

Walmir Pinto ainda destacou a importância de poder voltar com este projeto para o cenário cultural da cidade.

“É gratificante voltar com a Mostra de Referências Teatrais e é valioso receber em nossa cidade grupos que permanecem na resistência do fazer teatral”, completou.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a Mostra de Referências Teatrais reforça a vocação de Suzano para a cultura.

“Não podemos deixar a cultura de lado. Temos que viabilizar os espetáculos e oferecer a nossa população um entretenimento de qualidade e, sem dúvida, o teatro é uma das formas de poder se divertir e, ao mesmo tempo, refletir sobre as vivências contemporâneas”, finalizou o chefe do Executivo suzanense.

Serviço 

O Parque Max Feffer está localizado na avenida Roberto Simonsen, 90, na região central de Suzano; por sua vez o Centro Cultural Colorado fica na rua Domingos Victorino, 68, no Jardim Cacique; o CEU Gardênia está na rua Teruo Nishikawa, 570, no Jardim Gardênia Azul; e o Teatro Contadores de Mentira está localizado na rua Maria de Lourdes Molina Vieira, 42, no Parque Maria Helena.

A escola Alfredo Roberto fica na rua Isabel Castanheda Mayer, 326, no Parque Residencial Casa Branca; a escola Dr. Anis Fadul está localizada na rua Benedito José Rangel, 90, em Palmeiras; e, por fim, a escola Jacques Yves Cousteau tem a rua do Progresso, 165.