Mogi terá uma nova rua e três passagens sobre o Lavapés para descomplicar o trânsito na rotatória do ‘Habib’s’
As intervenções na rotatória foram iniciadas no final de dezembro, com os trabalhos de topografia e medição dos terrenos que receberão as obras/ Foto: Divulgação
Campanha Tudo novo

A região da praça Kazuo Kimura, popularmente conhecida como “Rotatória do Habib’s”, começou a receber, nesta semana, mais uma etapa das obras que transformarão o local em um complexo viário, com o objetivo de melhorar o trânsito no local, um dos pontos mais críticos da mobilidade urbana em Mogi das Cruzes.

Nesta fase, começaram as ações de preparação para a construção de uma nova via que ligará as avenidas Professor Ismael Alves dos Santos e Yoshiteru Onishi.

As intervenções na rotatória foram iniciadas no final de dezembro, com os trabalhos de topografia e medição dos terrenos que receberão as obras.

Durante o mês de janeiro, os dados coletados foram transportados para os projetos elaborados e já aprovados, para que as intervenções práticas pudessem ser iniciadas.

Nesta semana, começou a construção dos muros que dividirão a nova via dos terrenos particulares existentes na área que já recebeu a estrutura da antiga Companhia de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes (Codemo).

A ação é necessária para que se possa eliminar as atuais estruturas que isolam a área, abrindo caminho para a construção da nova via, que servirá como alternativa de tráfego para os motoristas que desejarem acessar a avenida Yoshiteru Onishi tanto em direção ao Centro Cívico quanto para a Vila Nova Mogilar.

“A região da rotatória da praça Kazuo Kimura é uma das mais complicadas de Mogi das Cruzes para mobilidade urbana, com congestionamentos que trazem problemas para quem circula com veículos particulares ou no transporte coletivo. Nesta semana, estamos iniciando mais uma etapa das intervenções que foram planejadas para diminuir os conflitos e melhorar a fluidez”, afirmou Caio Cunha.

De acordo com o projeto,  será construído um complexo viário com cruzamentos, novas vias e transposições sobre o córrego Lavapés, facilitando a circulação de veículos e do transporte coletivo. Serão disponibilizadas novas opções de tráfego, como a nova rua e três passagens sobre o córrego, na avenida Yoshiteru Onishi.

A rotatória existente atualmente será transformada em um cruzamento com semáforos. Para validar a medida foram desenvolvidas simulações computadorizadas, com base em contagens sobre o fluxo de veículos feitas durante vários dias.

As conversões à esquerda para os veículos que circulam pela avenida Francisco Rodrigues Filho e desejam acessar as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi serão proibidas.

Estes movimentos de tráfego serão possíveis com a utilização da nova via que será aberta unindo a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi.

Outra opção será a transposição do córrego Lavapés que será construída na altura da rua Newton Straube e permitirá a saída de veículos da Vila Nova Mogilar pela avenida Yoshiteru Onishi em direção ao Centro Cívico.

Duas outras passagens sobre o córrego serão implantadas para atender os motoristas que desejem chegar à Vila Nova Mogilar.

Todas as obras serão realizadas por etapas, com planejamento para minimizar o impacto para os motoristas que circulam pela região.