Mogi: Cidade Bonita atende 30 bairros e avança para outros seis setores
A segunda fase teve início pelo mutirão no Parque Olímpico, que ainda está em andamento e este portanto será o segundo dessa nova etapa/ Foto: Pedro Chavedar
Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria de Infraestrutura Urbana de Mogi das Cruzes dará início neste sábado, 18, a mais um mutirão Cidade Bonita.

Mesmo com o feriado de Corpus Christi, os trabalhos serão mantidos e chegarão a outros seis setores da zona urbana da cidade, que compreendem o Jardim Santista, Vila Chinesa, Vila Cléo, Vila Progresso, Alto do Ipiranga e Alto do Guaianazes. O ciclo 1 de mutirões foi encerrado no dia 10 de junho, com um total de 30 bairros atendidos.

A segunda fase teve início pelo mutirão no Parque Olímpico, que ainda está em andamento e este portanto será o segundo dessa nova etapa.

A previsão é que esta edição se estenda por sete dias. Serão atendidos os perímetros completos dos bairros, incluindo vias, praças e terrenos municipais.

As equipes farão trabalhos de capinação de guias e sarjetas, raspagem de guias, manutenção de ruas asfaltadas, nivelamento e cascalhamento de vias ou trechos  não asfaltados, Operação Tapa-Buraco, limpeza de terrenos municipais, recolha de entulho e inertes, troca de lâmpadas, manutenção civil de próprios e limpeza de galerias e bocas de lobo.

Ao fechar o primeiro ciclo, no último dia 10, os mutirões Cidade Bonita atenderam 30 bairros.

Especificamente da limpeza púbica, foram mais de 375 mil metros contemplados com raspagem e área de mais de 531 mil metros quadrados beneficiada com roçada. Já da manutenção viária, são 189 ruas recuperadas e 11.829 buracos tapados.

No quesito drenagem, a limpeza de bocas de lobo foi feita em uma extensão total de 208 metros e também foi feita reforma e/ou construção de 91 unidades de bocas de lobo, para ampliar a capacidade de captação e escoamento de águas pluviais.

Além disso, foi feita roçada em mais de 12 mil metros quadrados de córregos e limpeza em 3.834 metros quadrados também de cursos d´água.

Os serviços de nivelamento e cascalhamento, que são sempre levados a vias ou trechos de via não asfaltados, já contemplaram 41 ruas e pouco mais de 10 quilômetros.

No item iluminação, 723 luminárias já passaram por manutenção e troca e, pelo setor que zela pela conservação de próprios, já foi feita a revitalização de nove praças, além da construção de calçadas em diversos pontos.

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, explica que em breve praticamnete toda a zona urbana da cidade terá sido atendida pelos mutirões, de forma alinhada ao planejamento desenvolvido pela Pasta.

“O encerramento desse primeiro ciclo nos mostra que estamos conseguindo avançar por toda a zona urbana da cidade e em breve todos os setores mapeados terão sido atendidos. O que buscamos com esse planejamento é organizar todo o cronograma de manutenções e dar ao cidadão a segurança de saber que, se o bairro onde ele mora ainda não foi atendido, certamente será em breve”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.

O atual mutirão, ainda em andamento, está no Parque Olímpico. A cada força-tarefa, a Secretaria destina cerca de 30% do efetivo, enquanto o restante segue se dedicando a trabalhos rotineiros nas demais partes da cidade.

A definição da ordem de atendimento obedece a levantamentos próprios da Secretaria e também a pedidos de manutenção feitos pela comunidade. O canal oficial para que o cidadão registre solicitações junto à Prefeitura é a Ouvidoria, pelo telefone 156.