Prefeitura de Guararema

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizou uma reunião com prefeitos nesta quinta-feira (14) e afirmou, que a vacinação contra a Covid-19 deve ter início no próximo dia 20. O ministro participou de reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e contou com a participação de 130 chefes de municípios que acompanharam virtualmente a discussão.

O ministro mencionou aos prefeitos presentes, que oito milhões de doses da vacina devem estar disponíveis nos próximos dias, dessas doses, dois milhões de Oxford/Astrazeneca e seis milhões da Coronavac.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve decidir no próximo domingo (17), se libera ou não o uso emergencial de ambas as vacinas. Somente após a confirmação da Anvisa, as doses vão poder ser aplicadas na população.

Pazuello afirmou aos prefeitos que as doses da vacina de Oxford/AstraZaneca devem chegar aos Estados na próxima segunda-feira (18).

Fato é, que nos bastidores políticos da vacina, há uma disputa entre os governos federal e de São Paulo pela vacinação do Brasil. O ministério da saúde planeja realizar um evento no Palácio do Planalto para começar a campanha. A ideia era realizar o evento no dia 19.

O presidente Bolsonaro, já afirmou que não vai tomar a vacina, do outro lado, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na última quarta-feira (13), que vai abrir a vacinação no seu Estado imediatamente após a decisão da Anvisa.

O Condemat e os prefeitos da região devem anunciar nos próximos dias o planejamento para a aplicação da vacina.