Meu Pet: Governo anuncia a construção de oito clínicas no Estado. Alto Tietê será contemplado dessa vez?
Não será surpresa, ao menos para este jornal, se em mais este projeto do governo estadual Suzano e região ficarem para trás/ Foto: Divulgação
Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta segunda-feira, 2, a construção de oito clínicas veterinárias do programa estadual Meu Pet, equipamentos voltados à defesa e saúde de animais domésticos no interior e litoral do estado.

A grande questão é se alguma cidade do Alto Tietê será contemplada com esse anúncio, uma vez que o aviso de pauta do governo do Estado informa que serão atendidas cidades do Litoral e do Interior.

Não será surpresa, ao menos para este jornal, se em mais este projeto do governo estadual Suzano e região ficarem para trás.

Tratamento este que tem sido dispensado com frequência para a região do Alto Tietê.

Em maio deste ano o governador autorizou o início das obras das clínicas veterinárias estaduais do programa Meu Pet nos municípios de Araçatuba e Votuporanga.

As unidades ofertarão atendimento regionalizado para animais domésticos, destacou o governo do Estado em 11 de maio por ocasião do anúncio da construção dessas duas clinicas no Interior do Estado.

Ainda nesta segunda-feira a direção do Condemat ou mesmo os deputados estaduais poderão antecipar a informação sobre a instalação de uma das oito unidades acontecerá em Suzano,  Mogi ou outra cidade da região.

“A pandemia aumentou ainda mais a necessidade de cuidados com os pets. É visível a necessidade de atendimento veterinário e até cirúrgico em algumas circunstâncias para os animais”, afirmou o Governo do Estado naquela oportunidade.

No total, serão investidos R$ 10 milhões para construção e equipamentos somando as duas unidades.

Os serviços gratuitos serão oferecidos para cães e gatos, como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-x e endoscopia.

Cada clínica será construída em terrenos cedidos pelas respectivas Prefeituras com uma estrutura de 480 m² e contará com salas cirúrgicas e equipamentos.

As obras devem ser concluídas até o final do ano. A contratação de funcionários e o custeio das atividades assistenciais ficarão sob responsabilidade dos municípios.

O Programa Meu Pet é inédito no Estado de São Paulo e visa dar apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos, incluindo vacinação, castração e adoção responsável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal, 60% das doenças infecciosas humanas são zoonoses e 75% dos agentes patológicos que causam doenças nos seres humanos são de origem animal.