Meio Ambiente de Suzano promove palestra para alunos da Engenharia Civil e Ambiental da Piaget
Agentes municipais apresentaram o funcionamento interno do setor para os futuros profissionais da área/ Foto: Yuri Guilhermat/Secop Suzano
INTS – O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano promoveu na noite dessa quarta-feira, 9, uma palestra para os alunos da Faculdade Piaget.

A reunião aconteceu por meio de plataforma virtual e teve como objetivo apresentar o cotidiano profissional da área para os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da unidade de ensino superior suzanense.

Estiveram presentes o chefe da pasta, André Chiang, a diretora de Meio Ambiente Solange Wuo e mais 24 participantes, entre professores e estudantes.

Na ocasião, os agentes municipais compartilharam a rotina de trabalho da Secretaria e as diversas funções que os profissionais formados podem assumir dentro deste setor, seja no meio público ou privado.

Os alunos foram informados que, na secretaria, por exemplo, os analistas técnicos são fundamentais para solucionar as mais variadas solicitações de moradores e empresas, como para intermediar procedimentos de movimentação de terra, supressão de vegetação, entre outros.

Para além da gestão pública, estes profissionais têm um papel importante atuando como consultores para os procedimentos de licenciamentos ambientais, uma documentação obrigatória para todo tipo de empreendimento que cause impacto na natureza, independentemente de sua proporção.

Outro ponto de destaque da conversa foi o relacionamento profissional entre o setor público e a iniciativa privada no quesito ambiental, onde a administração pública mantém uma comunicação sólida com as empresas e seus técnicos ambientais.

A equipe da Secretaria ainda apresentou suas últimas conquistas para os participantes, comentando sobre a atuação prática dos analistas técnicos nos mais diversos serviços realizados pela Prefeitura, que vão desde a aprovação de poda de uma árvore até o desassoreamento de um rio intermunicipal.

Por fim, Chiang e Solange destacaram a importância do estudo e da qualificação profissional para se posicionar no mercado de trabalho.

Eles incentivaram os alunos a se empenharem ao máximo, pois representam o futuro do ramo do Meio Ambiente e terão compromisso constante com sua preservação.

O chefe da pasta agradeceu o convite da instituição e a atenção de todos os presentes, que se mostraram participativos e interessados em conhecer mais sobre os procedimentos técnicos.

“O principal objetivo da palestra foi mostrar aos alunos o cotidiano da secretaria e mostrar como funciona a rotina de um analista técnico. O diálogo foi extremamente produtivo e ficamos felizes em contribuir com o crescimento profissional destes jovens”, concluiu.