Medalha do Mérito da Saúde é entregue aos destaques da profissão na Câmara de Mogi
A solenidade, comandada pelo presidente da Casa, vereador Otto Rezende, contou com a presença de diversos representantes da Saúde e autoridades políticas locais/ Foto: Divulgação/CMMC
Centerpex Cinemas Suzano Shopping

Na noite dessa quinta-feira, 23, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene para entregar a Medalha do Mérito da Saúde a profissionais e entidades atuantes, que se destacaram em suas funções na área.

A solenidade, comandada pelo presidente da Casa, vereador Otto Rezende (PSD), contou com a presença de diversos representantes da Saúde e autoridades políticas locais.

Foram homenageados o Dr. Marcello Delascio Cusatis, a Dra. Rosângela Débora Cunha (Nenê), o Dr. Luiz Antônio Coelho Filho (Luizinho), o Dr. Sidney Mori, a Dra. Maria Camila Lunardi, o Dr. Zeno Morrone Júnior e a enfermeira e chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

A escolha dos homenageados se deu por meio de envio de ofício e currículos enviados à Presidência da Câmara Municipal, sendo indicados um profissional por parte da Diretoria Regional da Associação Paulista de Medicina – APM, um profissional por parte da Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina – CRM de Mogi das Cruzes, um profissional pela Secretaria Municipal de Saúde e quatro por parte da Comissão Permanente de Saúde, Zoonoses e Bem-estar Animal da Câmara.

Em nome do Legislativo, o presidente da Casa fez um discurso enaltecendo o trabalho dos profissionais da Saúde, sobretudo no momento de pandemia de Covid-19.

“Nunca vivenciamos tempos tão desafiadores para a humanidade, tempos de isolamento e distanciamento social. Tempos de insegurança, mas também de valorização de pessoas essenciais que se dedicam e fazem o melhor em defesa da vida, pessoas que nos trazem esperança”, afirmou Rezende.

“É muito importante essa iniciativa de poder prestigiar o trabalhador de Saúde, pessoas históricas que fizeram sua história na cidade de Mogi das Cruzes”, acrescentou a secretária de Saúde, Andréia Godoi, que representou o prefeito Caio Cunha (Pode) na solenidade.

Neusa Marialva, representante do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), também ressaltou a importância dos profissionais da Saúde no combate ao Coronavírus.

“A gente precisa transmitir todo esse orgulho e dedicação desses bravos representantes, de toda uma rede de Saúde. Abriram mão de todos os momentos de família e desafiaram o desconhecido, que é essa doença”, pontuou.

Ao final da solenidade os homenageados também usaram a tribuna, agradecendo pela honraria.

“Estar aqui é muito gratificante do ponto de vista de estar em minha casa, em minha cidade, mas muito mais de relembrar tudo o que a gente passou nesses dois anos de pandemia, estando na frente (no enfrentamento à Covid)”, ressaltou a clínica geral Camila Lunardi.

“Estou muito feliz por essa homenagem e ela representa não somente a minha atuação, mas a atuação de cada profissional da secretaria de Saúde, de cada enfermeiro e de cada profissional da linha de frente que realiza a aplicação da vacina”, afirmou a enfermeira e chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

O ginecologista, Dr. Zeno Morrone Júnior falou sobre sua trajetória na medicina e falou sobre os desafios de trabalhar na área da Saúde.

“Não foram poucas as vezes que deixei de conviver com a minha família e meus amigos para poder atender alguém, porém tive a compreensão de todos”, ressaltou.

“Me sinto muito à vontade de estar aqui revendo pessoas com quem pude trabalhar. É uma alegria e satisfação muito grande. Nós que trabalhamos na área de Saúde pegamos nossa dor e colocamos no bolso, para que possamos cuidar do próximo, principalmente em um momento como esse”, destacou o especialista em Gestão de Sistemas de Saúde, Dr. Marcello Cusatis.

Também participaram da celebração o vereador Edson Santos (PSD); o subtenente Eduardo Cordeiro, que representou o Corpo de Bombeiros; o procurador de justiça, Dr. Thales Cezar de Oliveira, que representou o Ministério Público do Estado de São Paulo; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, José Carlos Petreca; e a diretora da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Celu Campolino, que representou a presidente da entidade, Fádua Sleiman.