Mais de 63% dos suzanenses estão com a imunização completa contra a Covid-19
Atendimento segue nesta semana, até sábado, em todos os 24 Postos de Saúde de Suzano/ Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Centerpex Cinemas Suzano Shopping

A cidade de Suzano já registra 233.007 cidadãos vacinados com pelo menos a primeira dose contra a Covid-19, dos quais 7.560 receberam a aplicação em dose única e 148.880 já cumpriram a segunda etapa, representando a imunização completa de 63,4% do total de cidadãos maiores de 12 anos de idade.

Só nesta quarta-feira, 13, foram contabilizadas mais 1.894 doses aplicadas no município. O atendimento segue nesta semana, até sábado, 16, em todos os 24 postos de Saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, os últimos balanços da pasta juntamente com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) apontam para resultados satisfatórios quanto à imunização na cidade.

“Todas as doses aplicadas no município são atualizadas junto ao ‘Vacinômetro’, do governo do Estado, chegando a 94,5% da população imunizada com ao menos a primeira dose. A tendência também é de crescimento na segunda dose, sendo o procedimento mais procurado atualmente nas salas de vacinação em Suzano”, informou.

O acolhimento continua de maneira descentralizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), com atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 15 horas.

Especialmente neste sábado, 16, o trabalho será intensificado durante o “Dia V” de multivacinação, das 8 às 17 horas, tendo as crianças e adolescentes até 15 anos de idade como o principal público-alvo da ação.

“O sábado será marcado por uma grande operação para colocar as carteiras de vacinação em dia, especialmente das crianças e adolescentes. Entre as vacinas disponíveis, também teremos as de imunização contra a Covid-19, que devem ser aplicadas nos jovens maiores de 12 anos de idade. Então, é muito importante que todos os pais e responsáveis se atentem à data e levem as crianças ao posto de saúde mais perto de casa com a carteirinha de vacinação em mãos”, lembrou.

Balanço

Nesta quarta-feira, 13, Suzano registrou 1.894 doses aplicadas no município. A maior procura foi pela segunda dose, com 1.223 aplicações em toda a cidade. Outras 208 pessoas foram vacinadas pela primeira vez e 463 tomaram a dose de reforço.

Vale lembrar que a aplicação da vacina contra Covid-19 segue requisitos de acordo com a dose.

Para receber a primeira aplicação, o munícipe deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano.

O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.

O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados.

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.

Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente.

No caso das pessoas imunossuprimidas também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo, assim como os profissionais de Saúde devem apresentar comprovante de vínculo empregatício.

O quadro com datas e orientações sobre a vacinação na cidade pode ser acessado pelo link bit.ly/CronogramaVacinaSuzano, disponível na página inicial do site www.suzano.sp.gov.br.

Todas as informações também são diariamente atualizadas nas redes sociais da municipalidade, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano/) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano/). Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Epidemiológica é o (11) 4745-2035.