Jornal Oi questiona o governo sobre ações para conter as enchentes que detonam Itaquá no verão
Itaquá é uma das cidades da região do Alto Tietê que mais sofrem com as enchentes e alagamentos provocados pelas chuvas de verão/ Foto: Divulgação
Tenda Atacado

Itaquá é uma das cidades da região do Alto Tietê que mais sofrem com as enchentes e alagamentos provocados pelas chuvas de verão – estação do ano que está para chegar.

Em razão dessa situação crítica, o Jornal Oi questionou o novo governo de Itaquá sobre as ações já executadas, em andamento ou que ainda serão colocadas em prática até o final deste ano para eliminar ou ao menos reduzir os transtornos e prejuízos causados pelas enchentes e alagamentos.

Confira os esclarecimentos da gestão do prefeito Eduardo Boigues:

Jornal Oi – Já estão sendo executadas ou já existe alguma programação da prefeitura para a limpeza de rios e córregos com a finalidade de evitar enchentes no verão?

Governo de Itaquá: Desde o início do ano a Secretaria de Serviços Urbanos realiza a limpeza de córregos e bueiros.

A retirada de lixo e terra desses locais é feita regularmente e segue um cronograma para que toda a cidade seja contemplada com o serviço, pois com a manutenção as águas das chuvas escoam e não causam enchentes.

Jornal Oi – Quais serão as cinco obras ou ações prioritárias do governo de Itaquá no que se refere à limpeza de rios e córregos neste final de ano?

Governo de Itaquá: Como as obras precisam de licitação, a gestão prioriza as ações de limpeza e desassoreamento como do córrego Três Pontes, que fica no limite de Itaquaquecetuba com o Itaim Paulista, Tipoia, Vila Japão, Louzada, Maragogipe e Caiuby.

Dentre as ações de grande porte, a Secretaria de Obras está realizando no Parque Residencial Marengo, próximo a Suzano, a construção de um muro de contenção de gabião para que as terras não deslizem para dentro das águas, causando o assoreamento, assim como o transbordo de água, que causam enchentes.

Jornal Oi – Os trabalhos serão feitos só pela prefeitura ou o governo pediu ou vai pedir ajuda do Estado para que as obras e ações de combate às enchentes sejam realizadas?

Governo de Itaquá: Por ora os trabalhos são realizados pela prefeitura, mas toda ajuda será bem recebida.