Prefeitura de Guararema

Nesta sexta-feira (09), o governador João Doria pode anunciar a prorrogação das medidas de restrição no estado de São Paulo. O centro de contingência da covid-19, que inclui 20 especialistas, já tem como certa a recomendação para pelo menos mais uma semana de fase emergencial no estado.

Se realmente for decidido pela prorrogação das medidas de restrição no estado, a decisão não é de forma unânime, pois alguns secretários e assessores do governador João Doria (PSDB) estão preocupados com o estado fechado desde o dia 06 de março e aconselham que seja tomada algumas medidas de flexibilizações.

Segundo informações de bastidores divulgado pelo portal Terra, uma reunião deve ter sido iniciada durante a noite da última quinta-feira (08), e que ainda continua durante a manhã desta terça-feira (09) até momentos antes da coletiva de imprensa às 12:45h.

Alguns integrantes do Centro de Contingência reconhecem que houve uma melhora nos números, mas a quantidade de casos, internações e óbitos ainda é muito alta. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 89% no estado de São Paulo.

Outra preocupação, é que a mudança de fase pode representar a mensagem de que a população já pode “relaxar” das medidas de isolamento social.

Fato é, que apesar de todas as informações, a decisão a ser adotada só vai ser divulgada durante a coletiva de imprensa do governador João Doria, mas, já é apontado na imprensa, que as medidas de restrição da fase emergencial devem permanecer.