Hospital Santa Maria de Suzano irá inaugurar Pronto Atendimento Infantil no próximo dia 19
As crianças também têm acesso, em rede, a uma programação de desenhos em modernos monitores instalados em ângulos cuidadosamente posicionados, inclusive no teto, para assegurar ampla visualização do conteúdo durante a consulta/ Foto: Divulgação
PREFEITURA DE MOGI DAS CRUZES

O Hospital Santa Maria de Suzano vai inaugurar oficialmente o Pronto Atendimento Infantil no próximo dia 19 de novembro, às 10 horas, cumprindo o planejamento de ser um diferencial de qualidade e estrutura na assistência em saúde a crianças de 0 a 12 anos (incompletos), estabelecendo-se enquanto referência de atendimento para toda a região do Alto Tietê.

“O cuidado com a humanização e interação pode ser percebido desde a recepção – o ambiente é projetado visando o bem-estar, inclusive, antes do atendimento. Trata-se de uma sala feita exclusivamente para as crianças e seus acompanhantes, tornando a permanência muito mais agradável”, afirma a diretora médica, Dra. Maria Esther Tormin Vieira.

A extensão desse conceito tem extensão para os consultórios, com critérios diferenciados baseados na cromoterapia, que consiste na utilização de cores previamente estudadas para acalmar os pacientes.

As crianças também têm acesso, em rede, a uma programação de desenhos em modernos monitores instalados em ângulos cuidadosamente posicionados, inclusive no teto, para assegurar ampla visualização do conteúdo durante a consulta.

Em relação à Sala de Triagem, o Hospital Santa Maria de Suzano segue o protocolo de Manchester, estabelecendo sistema de triagem para agilizar o atendimento e otimizando a assistência de acordo com a gravidade do quadro, sempre com rapidez e eficiência.

Os equipamentos são modernos e totalmente adaptados à realidade das crianças.

Preciosismo idêntico é notório também na Sala de Inalação, igualmente ilustrado com a temática infantil.

Os pacientes permanecem assistindo à mesma programação de desenhos animados em todas as dependências do Pronto Atendimento, construído em uma área de 400 metros quadrados, mediante investimento de R$ 5 milhões – a capacidade é de 10 mil atendimentos mensais.

Já na Sala de Observação, a estrutura é composta por seis leitos supervisionados por equipe própria de enfermagem, atendendo a critérios modernos de hotelaria visando bem-estar permanente e rápida evolução positiva do quadro clínico.

Emergência

A preocupação em oferecer atendimento de excelência começa com os cuidados adotados para casos de emergência.

Há acesso rápido, por meio da rua Roberto Bianchi, de ambulâncias, permitindo – mediante logística privilegiada – a primeira abordagem, os cuidados iniciais e o encaminhamento imediatamente após a chegada do paciente.

Em casos exigidos por exigentes protocolos médicos, o paciente é encaminhado para o Quarto de Isolamento, onde um sistema exclusivo de circulação de ar é uma de suas características.

Existe uma antessala destinada à higienização dos profissionais, com acesso ideal para maca, além de banheiro privativo.

Planos

“O Hospital Santa Maria de Suzano é o único hospital particular do município, atendendo também convênios (as negociações para contemplar o leque de operadoras disponibilizadas são permanentes). Atualmente, são atendidos no Pronto Atendimento Infantil os seguintes convênios: Porto Seguro, SulAmérica, Bradesco, Mediservice, São Miguel Saúde e Real Grandeza (Fundação de Previdência e Assistência Social)”, destaca o gestor executivo, Paulo César Fascina.

A diretoria ressalta que os investimentos serão permanentes, visando a ampliação contínua da unidade que tem o propósito de ser o melhor complexo hospitalar de Suzano e Alto Tietê, unindo a capacidade profissional –  preferencialmente de colaboradores da região – de  equipes multidisciplinares treinadas, motivadas e atualizadas permanentemente com o princípio da humanização do atendimento, considerada essencial para o paciente e seus familiares.

O acesso privilegiado ao hospital por meio de rodovias estratégicas como a SP-66, Mogi-Dutra e Ayrton Senna também é um de seus diferenciais.

O Hospital Santa Maria estimula o conhecimento científico com calendário de cursos e palestras, em sintonia com a necessidade de absorção constante do conhecimento pertinente aos avanços ininterruptos da Medicina.