Novidade: hospital Santa Maria de Suzano promove palestras sobre Direito e Medicina
O diretor da Seccional da SBACV, Adalcindo Vieira do Nascimento Filho, o médico Austelino Mattos e o diretor técnico do hospital, Acacio Toge, também acompanharam os palestrantes/ Foto: Divulgação
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES

O Centro de Estudos do Hospital Santa Maria de Suzano e a Seccional Alto Tietê da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) iniciaram uma série de atividades com assuntos que despertam o interesse dos médicos e aperfeiçoam o relacionamento entre os profissionais de saúde e os pacientes e seus familiares, tornando mais transparente e segura, sob o aspecto da cidadania, a assistência aos doentes e acompanhantes.

A programação é da realização de palestras a cada 45 dias, trazendo especialistas em temas do cotidiano pouco abordados na maioria dos ambientes hospitalares.

No primeiro período das ações desenvolvidas nas dependências do Santa Maria, sob o comando dos advogados Leonel Correia e Mariana Reis Hanashiro Bezerra, foram discutidas a ‘Prevenção da Judicialização do Profissional Médico’ e as principais causas desta realidade.

A meta é ressaltar as possibilidades jurídicas envolvendo as partes, sempre com ênfase no diálogo, sensatez e compreensão da complexa situação do momento que pode gerar tensão e desgastes.

O ‘Consentimento Informado’ (autorização do paciente obtida pelo profissional para a realização de procedimento médico de indiscutível necessidade), ‘Atestados Médicos’ e ‘Gravações e Filmagens Durante a Consulta Médica’ foram os temas que fecharam o bloco.

No segundo módulo, os profissionais desenvolveram inicialmente ‘Aspectos Relevantes do Código de Ética Médica’ e ‘Principais Alterações do Novo Código de Ética Médica’, despertando a atenção de uma plateia formada por aproximadamente 30 profissionais na Sala de Eventos do Hospital Santa Maria de Suzano.

‘Telemedicina’, ‘Prontuário Médico’, ‘Quebra do Sigilo Médico’ e ‘Autonomia do Paciente e Relação com o Médico’ encerraram as discussões.

O diretor da Seccional da SBACV, Adalcindo Vieira do Nascimento Filho, o médico Austelino Mattos e o diretor técnico do hospital, Acacio Toge, também acompanharam os palestrantes.