Hospital Santa Maria completa 5 anos. Unidade de saúde que emprega cerca de 450 profissionais prevê novos investimentos em 2021
Em dezembro de 2015, a instituição foi inaugurada como único hospital particular de Suzano/ Foto: Divulgação
Hospital Santa Maria

O Hospital Santa Maria de Suzano completa cinco anos de atividades nesta semana com a renovação, por parte de sua diretoria, do compromisso de manter a expansão constante dos serviços disponibilizados aos pacientes mediante os conceitos de segurança, eficiência e humanização do atendimento.

Em dezembro de 2015, a instituição foi inaugurada como único hospital particular de Suzano e vocação, confirmada posteriormente, para ser referência de qualidade no município e no Alto Tietê, com aperfeiçoamento contínuo de seus profissionais e da estrutura sempre voltada para a tecnologia de ponta e o estímulo à pesquisa – fundamental neste setor caracterizado pela evolução ininterrupta.

Nascido a partir do ideal e planejamento dos médicos e empresários Adalcindo Vieira do Nascimento Filho e Mannie Liu, que possuem décadas de experiências bem-sucedidas em gestão de saúde privada, o Hospital Santa Maria iniciou suas atividades enquanto Pronto Atendimento Adulto 24 horas em um prédio totalmente reformado, onde as características históricas foram mantidas.

A meta de preservar os talentos profissionais existentes, ampliar o quadro (atualmente são aproximadamente 450 colaboradores entre internos e terceiros) e dar a eles capacitação profissional e estímulo foi cumprida à risca, fato importante para que novas inaugurações viessem logo e em ritmo acelerado.

Já em 2016, a diretoria abriu a ala para internações, com o respaldo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e o Ambulatório de Especialidades, que manteve crescimento de individualidades atendidas, seguindo a demanda específica de interesses dos pacientes.

A Maternidade, agora em processo de modernização, veio no ano seguinte, assegurando às gestantes o parto adequado – parceria foi firmada junto ao Hospital Albert Einstein e Institute for Helthcare improvement (IHI) com apoio do Ministério da Saúde – , uma vez que a UTI Neonatal integrou o complexo, composto também por Centro Obstétrico e alojamento conjunto, permitindo que mãe e bebê fiquem unidos desde os primeiros instantes em que é dada à luz – existe o recurso da transmissão ao vivo do parto.

Acompanhando a escalada das atividades, nos dois anos seguintes, mais uma ala destinada às internações foi aberta juntamente com o centro cirúrgico composto por novo arco para procedimentos feitos por equipes médicas renomadas nos cenários regional, estadual e nacional.

A participação do Hospital Santa Maria no desenvolvimento de Suzano levou a instituição de saúde a receber da Câmara Municipal o prêmio de Empresa Cidadã, concomitantemente com a valorização e capacitação dos colaboradores.

E 2020 chegou com o maior desafio de uma geração: o enfrentamento ao novo coronavírus, que levou o hospital a adotar rígidos protocolos antes do surgimento dos primeiros casos no Brasil, com fluxo independente e Pronto Atendimento, ala para internações e Unidade de Terapia Intensiva exclusivos.

Mesmo assim, os investimentos permaneceram. O Ambulatório de Especialidades vem sendo ampliado e estabeleceu-se parceria com o Laboratório do Hospital Albert Einstein em nova estrutura com equipe completa de biomédicos e equipamentos modernos.

O Hospital Santa Maria dispõe também de Centro de Diagnóstico com raio X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ecocardiograma.,

A diretoria pretende anunciar mais investimentos no primeiro trimestre de 2021, mantendo o Hospital Santa Maria na rota de ascensão e prestação de serviços para a qual foi criado há cinco anos.