Guararema: Sessão Cinema com alunos autistas é promovida na Estação Literária
Além dos filmes exibidos, pessoas com TEA puderam emitir suas Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Em parceria com representantes do Legislativo Municipal, a prefeitura de Guararema, por meio de diversas Secretarias Municipais, apoiou um evento de finalização do Mês de Conscientização do Autismo.

No auditório da Estação Literária Profª. Maria de Lourdes Évora Camargo, foi realizada uma Sessão Cinema adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA – autismo), alunos da Escola Municipal de Educação Complementar (Emec) – Adibe Sayar Daher, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guararema.

A Sessão Cinema foi realizada com som mais baixo e luz acesa, uma vez que nos cinemas convencionais, o som é alto demais para pessoas autistas e a iluminação também pode gerar algum desconforto.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação realizou a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para 25 alunos que participaram da ação.

Também participaram da ação a Secretaria Municipal de Saúde, de Cultura e Turismo e de Educação, apoiando a Sessão Cinema de diferentes maneiras.

Idealizada pelo vereador Fernando Campagnoli Benitez Braga, o Fecco, a ação contou com a presença do vice-prefeito Odvane Rodrigues, além dos representantes da Câmara Municipal, o seu presidente, Irineu Claudio Leite, e os vereadores, André Augusto e André Araújo.

“A ação foi um verdadeiro sucesso. Pudemos reunir diversas crianças para proporcionar Lazer a elas, além de prestar serviços, com a realização da emissão das carteiras de identificação”, explica o vice-prefeito e secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Odvane Rodrigues.