Guararema: revisão do Plano Diretor de Turismo deve focar o resgate das raízes e tradições da cidade
O processo é uma das exigências para a manutenção do título de Município de Interesse Turístico, conquistado em 2017/ Foto: Divulgação

A prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, deu início à revisão do Plano Diretor de Turismo do município.

O processo é uma das exigências para a manutenção do título de Município de Interesse Turístico (MIT), conquistado em 2017.

As atividades estão sendo conduzidas por uma empresa especializada, com uma equipe técnica que esteve em Guararema para visitar aos atrativos turísticos, conhecer a dinâmica da cidade e conversar com secretários e diretores municipais.

A conclusão do trabalho, que contará com diversos segmentos da sociedade, está prevista para outubro.

“A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças e impactos ao setor de Turismo, que foi fortemente afetado. Nossas estratégias para reaquecer o setor devem ser desenvolvidas de forma objetiva e visando o melhor para nossa cidade, por isso a importância da revisão do Plano Diretor de Turismo”, explica o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Marlon Rodrigues.

“Temos um grande desafio pela frente e uma grande oportunidade de nos reinventarmos e construirmos um turismo mais forte no nosso município”, completa.

Para garantir a participação da sociedade na revisão do plano, o Departamento de Turismo da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico formou um grupo de trabalho com membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para atuar junto à equipe técnica.

Em 7 de junho, foi feita a palestra online sobre a Atualização do Plano Diretor de Turismo de Guararema para o grupo de trabalho.

A palestra foi conduzida pela turismóloga Carolina Pontes, diretora da empresa Plano A Engenharia Turística.

Foram apresentadas todas as etapas que fazem parte da revisão do plano em especial qual será a atuação do grupo de trabalho.

Para o prefeito Zé Luiz, resgatar as raízes do município vai alavancar ainda mais o turismo na pós-pandemia.

“Estamos com um pacote de implantações para fomentar o turismo na pós-pandemia e beneficiar o comércio da cidade. Neste pacote faremos o resgate do Mercado Municipal, das feiras artesanais e de festivais, com o objetivo de gerarmos renda e emprego aos munícipes”, explica o chefe do Executivo guararemense.