Guararema promove a 2ª edição de troca de recicláveis por Baldinhos para Compostagem
Na primeira oportunidade, na sexta-feira passada, 7, ao todo, 33 pessoas trocaram mais de 100 quilos de recicláveis pelos baldinhos durante as 3 horas de realização da ação/ Foto: Divulgação
Tenda Atacado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveria, nesta sexta-feira, 14, das 9 às 11 horas, a 2ª etapa da troca de recicláveis por baldes para compostagem na Feira Livre do Nogueira.

A ação acontece em conjunto com a Semana Internacional de Sensibilização para Compostagem (ICAW, da sigla em inglês).

Na primeira oportunidade, na sexta-feira passada, 7, ao todo, 33 pessoas trocaram mais de 100 quilos de recicláveis pelos baldinhos durante as 3 horas de realização da ação.

A intenção da prefeitura de Guararema é incentivar a população na prática da compostagem, levando seus baldinhos com restos de frutas, legumes, verduras, casca de ovo, dentre outros materiais orgânicos, para descarte nos contêineres marrons da Feira Livre do Nogueira ou praticando a compostagem em sua própria casa.

“Consideramos que a ação realizada na sexta-feira passada, 7, foi um sucesso e, além de recolher os recicláveis, muitas pessoas que não participaram e que passaram pela feira ficaram interessadas em realizar a troca. Por conta disso, temos expectativas de que a 2ª edição da ação também seja bastante positiva”, explica o assessor da prefeitura de Guarema, Ricardo Moscatelli.

“Existem diversos motivos para compostar, como a melhora da qualidade do solo, a redução do uso de agrotóxicos, diminuição da emissão de gases nos aterros sanitários, além de ser uma excelente forma de combater os efeitos das mudanças climáticas”, completa Moscatelli.

Conscientização

Desde setembro de 2020, os resíduos orgânicos da Feira Livre do Nogueira estão sendo destinados para o Viveiro Municipal Ubaeté para a produção de adubo.

A Secretaria de Meio Ambiente promoveu uma campanha de conscientização para que os resíduos orgânicos fossem destinados aos contêineres de cor marrom, próprios para o descarte desses materiais.