Ferraz 68 anos: Piscinão é o presente mais esperado por comerciantes e moradores
O barramento terá capacidade de armazenar 18 milhões de litros de água, com construção de 5,4 mil metros quadrados e 4,8 metros de profundidade/ Foto: Jonathan Andrade – Secom Ferraz
Tenda Atacado

A prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inaugurou nesta quinta-feira, 14, data que a cidade completou 68 anos de emancipação política e administrativa, a nova bacia de contenção, popularmente conhecida como “Piscinão de Ferraz”, que fica localizada na rua Guanabara, na Vila Romanópolis, no qual deverá represar águas pluviais, sobretudo no período mais chuvoso do ano.

O barramento terá capacidade de armazenar 18 milhões de litros de água, com construção de 5,4 mil metros quadrados e 4,8 metros de profundidade.

O objetivo da obra é de solucionar o problema das enchentes que ocorrem na região central da cidade.

O evento contou com a presença do secretário do governo do Estado de São Paulo de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, o deputado estadual, Rodrigo Gambale, e o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, Flavio Batista de Souza, o Inha, dentre outros.

Em seu discurso, a prefeita Priscila Gambale enfatizou sobre a importância da obra para conter a vazão e a força da água das chuvas.

“Desde o início do meu mandato assumi a responsabilidade de combater essa problemática que já atormentou e muito aos ferrazenses da região central: as enchentes. Estive presente toda semana acompanhando de perto a evolução dos trabalhos e hoje entregamos com antecedência do período chuvoso o ‘Piscinão’ que colocará um fim nesta triste história do passado”, disse a chefe do Executivo.

O “Piscinão de Ferraz” foi orçado em R$ 3,4 milhões, sendo 80% do custeio pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e 20% pela prefeitura.

Em conversa com a reportagem do Jornal Oi logo após a cerimônia de entrega da bacia de contenção, a prefeita falou dos seus compromissos com a cidade e com o povo.

“A população pode comemorar. Muita esperança, trabalho, compromisso e seriedade. Estamos em dez meses de governo e já conseguimos fazer muitas entregas, principalmente em outubro. Este é o início de muitas coisas boas para nossa cidade”.

A prefeita também falou dos projetos e investimentos para melhorar a segurança na cidade.

“Acredito que vamos entregar muitas coisas no próximo ano. Quero 100% das ruas iluminadas com luz de leds. Teremos também um novo Centro de Segurança Integrado com câmeras de segurança e ruas asfaltadas. Vamos entregar também as creches na qual duas estão em andamento e muitas obras estão para acontecer”, pontuou a prefeita ferrazense.

Poupatempo será entregue até o final deste mês

“Nestes dez meses de mandato já deu para ver que esse governo veio para trabalhar. As parcerias com o Governo do Estado, com a Câmara Municipal, com o nosso corpo de secretariado e com o nosso deputado estadual, Rodrigo Gambale, está deixando claro que é o melhor caminho para progredirmos e a entrega deste piscinão é a prova disso. Para outubro acredito que será possível a entrega do Poupatempo. Era pra ter sido hoje, entretanto, não foi possível. Estamos finalizando duas escolas, além do Paço Municipal que está entrando no processo final de conclusão e o prédio no Jardim Ferrazense que estava abandonado e nós vamos entregar em breve”, finaliza.