Fernanda Moreno cobra Política de Proteção aos Animais de Grande Porte em Mogi
“Na prática, a suposta lei vai proteger os cavalos e demais animais que sofrem maus tratos ao exercerem a função de puxar carroças, em condições terríveis, sem, ao menos, receberem tratamento e alimentação adequados para a espécie”, explica Fernanda/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Guararema

Tramita na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes a Indicação 1164/21 que solicita ao prefeito Caio Cunha (PODE) a criação de uma lei visando instituir a Política de Proteção aos Animais de Grande Porte no município.

De autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), a propositura tem por finalidade ter na cidade uma regulamentação que incentive e normatize a criação e comercialização responsável e sustentável dos animais de grande porte (cavalos, mulas, cabras, bodes, vacas, bois, dentre outros do gênero).

“Na prática, a suposta lei vai proteger os cavalos e demais animais que sofrem maus tratos ao exercerem a função de puxar carroças, em condições terríveis, sem, ao menos, receberem tratamento e alimentação adequados para a espécie”, explica Fernanda.

“Mogi das Cruzes conta com uma extensa área rural e ainda vemos muitos animais sendo puxados por carroças, muitas vezes, animais estes, em situação de maus tratos. Há ainda casos de animais que acabam abandonados quando não possuem mais serventia para os donos. E quando isso ocorre, percebemos que os cavalos já estão muito machucados devido à falta de cuidados pelos antigos donos”, observa a parlamentar.

“Seria a melhor maneira de se iniciar a construção de uma política pública de bem-estar a esses animais”, completa a emedebista que propõe, ainda, a identificação dos animais por meio microchipagem.

“É uma forma de criar um censo deste tipo de animais além de também quem são os tutores e cobrar deles o cumprimento de posse responsável”, completou Fernanda.

A Indicação é acompanhada de um Anteprojeto de Lei que inclui, entre seus artigos, normas de orientação e qualificação dos trabalhadores de VTA (Veículos de Tração Animal).

“Nos preocupamos com os animais e também com a família dos carroceiros”.