Fase vermelha começa neste sábado. Estado reforça que todos devem cumprir o Plano SP e campanha alerta jovens irresponsáveis
O secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional, reforçou a importância do cumprimento do Plano SP em todas as regiões do estado/ Foto: Governo do Estado de SP
Colégio Eduki

Na entrevista coletiva desta sexta-feira, 5, no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado de São Paulo fez os mais recentes informes sobre o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de retomada da economia paulista em condições desafiadoras.

17% dos casos de Covid no mundo vêm hoje do Brasil, que está na iminência de vivenciar um colapso em seu sistema de saúde.

Na 9ª semana epidemiológica do ano, SP tem hoje 77,4% de seus leitos de UTI ocupados (na RMSP esta mesma taxa atinge hoje 79%).

7.892 pessoas estão internadas em leitos intensivos e 9.910 em leitos de enfermaria.  1,8 milhão de pacientes se recuperaram da doença, com mais de 207 mil altas hospitalares.

A cada dois minutos, três pacientes são internados no estado, seja em enfermaria, seja em leitos intensivos. O estado possui hoje um total de 8.839 leitos de UTI para pacientes com Covid.

SP registrou aumento de 0,4% em novos casos de Covid ante a semana epidemiológica anterior. 13,2% foi o incremento no número de óbitos. E 13,5% a alta nas internações hospitalares.

O secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional, reforçou a importância do cumprimento do Plano SP em todas as regiões do estado e recomendou a todos aqueles que puderem desempenhar suas funções à distância que façam o tele trabalho, medida importante nas atuais circunstâncias.

“A fase vermelha em todas as regiões do estado foi  alinhada em conjunto com as lideranças municipais e a sociedade civil, para superarmos o momento crítico por que passamos. Também trabalhamos em conjunto com as Prefeituras da Região Metropolitana de SP para um possível escalonamento do transporte público e, assim, obtermos menor circulação de pessoas neste período. Pedimos a colaboração de toda a sociedade”, afirmou Vinholi.

Campanha para conscientizar jovens 

Ainda durante o evento de hoje no Palácio dos Bandeirantes foi anunciada nova campanha de conscientização com exibição de vídeo de 30 segundos.

A peça publicitária exibe jovem que não tomou os devidos cuidados de distanciamento social e uso de máscara.

Por isso, contraiu o vírus e depois o transmitiu para o pai. A peça termina com o pai entubado em um leito de UTI.

A proposta da peça é dar a dimensão de uma real situação de transmissão do vírus entre a juventude.

Reunião entre amigos, festas de aniversário e baladas clandestinas são ambientes potencialmente propícios para a transmissão.

Está é a 14ª campanha informativa sobre prevenção e ações do Governo de São Paulo no combate ao coronavírus.