Prefeitura de Guararema

A prefeita de Santa Isabel e candidata a reeleição, Fábia Porto (PRTB), foi sabatinada pelo Oi durante a tarde desta quarta-feira (28). A candidata falou sobre saúde, educação e geração de empregos.

Nesta quarta-feira (28), o Jornal Oi além de conversar com a candidata a reeleição Fabia Porto, também sabatinou o candidato a prefeito por Santa Isabel pelo PL, Clebão do Posto.

Fabia Porto, é candidata pelo PRTB, partido na qual compõe o atual vice-presidente da república, Hamiltom Mourão.

A candidata iniciou a sabatina afirmando que segue com suas atribuições como prefeita de Santa Isabel e que nas horas vagas, tem procurado realizar as atribuições da campanha.

Fabia Porto comentou os principais motivos do rompimento com seu vice-prefeito Carlos Chinchilla, que atualmente também é candidato à prefeitura de Santa Isabel pelo PSL,  e durante entrevista no Jornal Oi no final de Setembro, ele afirmou que não deu certo no governo de Fabia, porque a prefeita gostaria de ter um vice “poste”, ou seja, que pouco opinasse ou participasse do governo. Fabia Porto, não fugiu do assunto e alfinetou o candidato.

“De jeito nenhum isso procede, eu quero pessoas que sejam companheiras durante a campanha e o mandato, não aquelas que fujam. Quando assumimos a prefeitura, convidamos para que ele fosse o secretário de saúde e como médico, ele falou que não compensava financeiramente. Nesse momento de covid, inclusive, ele poderia ter ajudado a cidade!”

Ao entrar no tema da saúde, Fabia Porto afirmou que é necessário elevar o alcance dos postos de saúde e que deve buscar em um próximo mandato, ampliar o horário de atendimento. A candidata ressaltou que está havendo uma preparação para que haja uma modernização na saúde, acontecendo assim a unificação entre UPA e Unidades Básicas de Saúde no tratamento aos munícipes.

A candidata negou que haja fila em exames de rotina na cidade, e que o único problema neste quesito de atendimento aos munícipes, ocorreu no início de 2019, mas que já fora resolvido e atualmente, filas em exames não chega a ser um problema em Santa Isabel.

A prefeita Fabia Porto disse que atualmente a fila para vagas em creche chega a 230 crianças, entretanto, há uma parceria sendo realizada com uma empresa, que deve realizar a construção de cinco salas novas em uma creche para atender a demanda reprimida que deve ser levada a zero. A candidata afirmou que educação sempre foi uma prioridade em sua gestão.

“Educação sempre foi uma prioridade em minha gestão. Ano passado tivemos um atraso na entrega dos uniformes devido há empresa, é algo que pode ocorrer, mas entregamos! Educação é prioridade.”

Fabia Porto afirmou que deve entregar aos alunos para a retomada das aulas, o kit Covid, que deve conter máscara e equipamentos de segurança para os alunos da rede municipal. A candidata afirmou que deve instalar também nas escolas, a base tecnológica para que se expanda as ferramentas de acesso à educação.

A prefeita ressaltou que devido a Covid, a secretaria de educação conseguiu economizar aproximadamente um milhão de reais, haja vista, que devido a pandemia, não está havendo aulas nas redes municipais de ensino na região.

No assunto Geração de Empregos, Fabia Porto relatou que durante sua gestão foi gerado aproximadamente 5000 vagas na cidade, devido a vinda de diversas empresas para a cidade, após a desburocratização gerada pela prefeitura.

“O que nós pretendemos na cidade, é melhorar a qualificação dos munícipes e criar a casa do empreendedor para que a população possa gerar ganho de renda na cidade.” Ressaltou Fabia Porto.

A prefeita afirmou que deve iniciar em 2021, a construção do maior parque de esportes radicais da América Latina na cidade de Santa Isabel, e que a conversa ocorreu com um grupo de investidores internacionais e ressaltou, que a cidade deve entrar com este parque, no radar nacional do esporte. O parque deve ter investimento de aproximadamente um bilhão de reais.

Fabia Porto finalizou a sabatina dizendo que sua gestão colocou Santa Isabel nos trilhos do desenvolvimento, mesmo com diversas crises e dificuldades impostas nos último anos, a candidata ressaltou que está preparada para seguir no comando da cidade e garantiu que Santa Isabel vai ter um aumento de patamar com a chegada e busca por novos investidores.