Exposição da Cultura de Suzano apresenta obras produzidas por mulheres no isolamento social
Trabalhos visuais de 20 artistas compõem a mostra ‘Criação’, que poderá ser conferida virtualmente neste mês/ Foto: Divulgação/Secop Suzano
Tenda Atacado

Três substantivos femininos definem a nova exposição da Secretaria de Cultura de Suzano neste mês de março: Mulher, Natureza e Arte.

“Criação” – nome da mostra – é o encontro entre esses três elementos durante o isolamento social em 2020 e o resultado do que foi produzido por 20 artistas da cidade e da região neste período.

Ao todo, serão 20 trabalhos visuais: vídeo-poesia, impressos, fotografias e telas.

“A resistência está no próprio ato de criação. Criar é a pulsão de vida, um respiro. Esta mostra é para possibilitar um momento de suspensão do trauma coletivo que estamos vivendo em todo mundo, devido a pandemia”.

É desta forma que define a artista visual e curadora da exposição, Elidayana Alexandrino.

A Secretaria de Cultura de Suzano apresentará estes trabalhos virtualmente à população. Para isso, o setor de audiovisual da pasta está gravando, desde quarta-feira, 3, as obras que foram especialmente montadas na Sala de Artes Plásticas Antônio Palomares – reformada em fevereiro deste ano – que fica dentro do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Além das obras, haverá ainda explicação de detalhes técnicos feitos pela curadora.

O projeto Mulher Artista em Rede, que tem um perfil no Instagram, contribuirá com o processo de apresentar a exposição virtualmente.

O canal administrado por Ana Lee Garcia, Maria Carolina Ito, Mayara Durães e Sofia Tapajós fará duas lives sobre o processo criativo das artistas que estão na mostra.

“A exposição ‘Criação’ nasce de uma tensão entre nós como sociedade e a natureza. Ao mesmo tempo em que o ato subjetivo da criação está intrinsecamente ligado à observação desta natureza, é a partir de uma vivência profunda com ela que entendemos a nós mesmas”, explica a coordenadora de artes plásticas, Aline Baliberdin.

A mostra faz parte do calendário de atividades em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8.

Para o secretário de Cultura e vice-prefeito Walmir Pinto, a exposição e as demais atividades marcam o compromisso que a gestão municipal tem com o reconhecimento da emancipação feminina, bem como a luta por equidade social entre homens e mulheres.

A mostra poderá ser conferida no perfil Mulher Artista em Rede (https://www.instagram.com/mulherartistaemrede) e nos sites da Prefeitura de Suzano (https://www.suzano.gov.sp.br) e da Secretaria Municipal de Cultura (www.culturadesuzano.com.br).