Estado confirma a abertura de 30 leitos de UTI para Covid na região. Suzano fica de fora e deputado ‘exagera’
A Secretaria Estadual de Saúde detalhou a abertura dos novos leitos nas cidades da região/ Foto: Divulgação
Tenda Atacado

Na tarde de segunda-feira, 18, um deputado da região encaminhou ao Jornal Oi a informação da abertura (após cobranças que esse deputado teria feito) de 10 leitos de UTI para pacientes com Covid no Hospital Regional Osires Florindo Coelho em Ferraz de Vasconcelos.

Ainda no final de segunda-feira o Jornal Oi questionou a Secretaria de Saúde do Estado (comandada pelo médico Jean Gorinchteyn) sobre a efetiva abertura ou não dos leitos citados pelo deputado e sua assessoria no Hospital de Ferraz.

A Secretaria Estadual esclareceu que os leitos citados pelo deputado em questão foram autorizados/liberados no dia 6 de janeiro.

E por meio da assessoria de imprensa a Secretaria destacou que no total foram autorizados 30 novos leitos para pacientes com Covid na região e não somente os 10 destacados pelo deputado no Hospital Regional de Ferraz.

Na prática o Jornal Oi apurou que não havia nada de novo na informação retransmitida nessa segunda-feira pelo deputado.

Por outro lado, a Secretaria Estadual detalhou a abertura dos novos leitos nas cidades da região.

Para fortalecer a assistência de casos de Covid-19, serão abertos dez leitos em cada uma destas unidades: Hospital Luzia de Pinho Melo, Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e Hospital Padre Bento, em Guarulhos. Todos já são referências para tratamento da doença na região.

Com a medida, a capacidade da Terapia Intensiva do Luzia será triplicada, passando para 30 leitos do tipo. No hospital de Ferraz, passará a ser de 26 leitos de UTI, e no Padre Bento Saltará para 28 leitos.

“Estamos em constante monitoramento para reforçar a rede hospitalar para enfrentar a pandemia. Diante do cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o mundo, decidimos ampliar os leitos de Terapia Intensiva do Alto Tietê para continuar garantindo assistência a todos que precisarem”, destacou o secretário Gorinchteyn.

Todas as ativações de leitos feitas pela Secretaria são fruto de análise técnica, monitoramento contínuo do cenário da Covid-19 e no planejamento da rede, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário à população.

O que chama a atenção nessas informações da Secretaria Estadual (além da forçada do deputado) é o fato de que o Hospital das Clínicas/Estadual de Suzano continua de fora da lista de unidades de saúde programadas pelo governo do Estado para receber leitos de UTI para pacientes com Covid, isso apesar dos pedidos do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e de deputados.