Especial: a educação de Poá avança, apesar da oposição apostar no quanto pior melhor
Na região do Alto Tietê, neste ano, Poá é uma das cidades que mais investiu para melhorar a educação/ Foto: Divulgação
Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

Na entrevista exclusiva que concedeu ao Jornal Oi ao Vivo chamou a atenção as informações transmitidas pelo prefeito Gian Lopes (PL) sobre os investimentos do atual governo de Poá na área da educação.

A partir das revelações e explicações do prefeito poaense a redação do Oi iniciou a produção desta reportagem especial sobre os avanços da educação em Poá. Confira nas próximas paginas.

Na região do Alto Tietê, neste ano, Poá é uma das cidades que mais investiu para melhorar a educação

Não é novidade para ninguém que a oposição ao governo do prefeito Gian Lopes (PL) não mede esforços para mostrar os problemas da cidade e esconder as soluções que a administração municipal tem alcançado em benefício da cidade.

Ao participar do Jornal Oi ao Vivo, o prefeito poaense destacou diversos investimentos para melhorar o sistema municipal de educação.

A partir do que o prefeito informou ao vivo, a reportagem do Oi fez um levantamento para detalhar as ações do atual governo de Poá e o resultado certamente não vai deixar a oposição feroz nada feliz.

Só Mogi das Cruzes, neste ano, está investindo (proporcionalmente) mais que Poá na área da educação.

Confira abaixo as perguntas enviadas pelo Oi e os esclarecimentos da prefeitura sobre a educação oferecida em Poá:

Jornal Oi – Precisamos de um balanço (raio-X) de quais escolas receberam obras

Jornal Oi – Quais escolas/creches já foram entregues pelo atual governo?

Jornal Oi – Quais entregas e inaugurações da área da educação vão acontecer no segundo semestre?

Jornal Oi – Quais são os diferenciais da escola Estância?

Jornal Oi – Desde o início da pandemia quais foram às ações da Secretaria de Educação e do governo de Poá para preservar a saúde de alunos, educadores, servidores da área, pais de alunos?

Jornal Oi – Houve entrega de merendas ou cestas básicas aos alunos?

Jornal Oi – Qual foi o prejuízo pedagógico em razão da suspensão das aulas e como esse prejuízo foi ou será compensado?

Jornal Oi – O que está previsto para o segundo semestre para a educação municipal em Poá?

Jornal Oi – Não sendo possível as aulas presenciais nas escolas, como os conteúdos serão passados aos alunos?

Jornal Oi – Faltando seis meses para o fim do atual mandato do prefeito Gian Lopes e descontando-se os problemas gerados pela pandemia de Covid-19, quais foram os maiores avanços do ensino público municipal em Poá desde janeiro de 2017 especialmente no que se refere à abertura de vagas em creches?

Jornal Oi – Qualificação dos profissionais da educação?

Jornal Oi – Qualidade dos conteúdos?

Jornal Oi – E resultados nas provas de avaliação dos governos estadual e federal?

Escolas e creches instaladas em cinco regiões da cidade receberam investimentos e melhorias do governo

Em resposta aos questionamentos do Jornal Oi, o governo de Poá reforçou as manifestações de que investir na educação tem sido prioridade em Poá.

Nos últimos meses o prefeito Gian Lopes iniciou uma série de reformas de escolas e entre elas: Márcio Gomes, no Centro; Antonio Carlos de Paula Souza, no Jardim América; Edi Greenfield, no Jardim Santa Helena; Creche Aliança Benfeitor Orlando da Costa, em Calmon Viana; e Edison Alves de Oliveira, em Calmon Viana.

Entre as principais intervenções nas escolas estão: substituição de portas, jardinagem, pintura externa e interna, reforma do telhado, melhoria do calçamento, melhoria do playground, entre muitas outras.

Importante reforçar que no final de dezembro de 2018, o prefeito iniciou as obras para realização de adequações e construção de uma quadra poliesportiva para melhor atender os alunos da escola municipal João Pedro de Almeida, no Jardim São José.

“Iniciamos uma série de reformas nas escolas, importantes obras que são previamente discutidas com a direção, coordenadores, professores, para chegarmos a projetos que realmente atendem as necessidades das unidades de ensino”, explicou o prefeito Gian Lopes.

Prefeito destaca esforços para entregar escolas na Vila Monteiro e no Perracine. Polo da Univesp também foi entregue

Além das reformas, outras ações têm sido colocadas em andamento pelo prefeito Gian Lopes.

O chefe do Poder Executivo anunciou a aquisição, por parte da prefeitura de Poá, de um terreno na esquina da avenida Lucas Nogueira Garcez e rua Vitória Maluf, para construção da nova escola municipal Subhi Alexandre Maluf.

“Pegamos uma cidade com diversos desafios e demandas. Mas com muito trabalho a escola da Vila Monteiro já foi entregue para população poaense. Também entregamos a obra da escola da Perracine, que era uma grande demanda da população e concluímos a construção da escola Estância Hidromineral. Estamos fazendo também o trabalho de zeladoria e planejando diversas outras melhorias e reformas necessárias nas escolas, para que os alunos tenham uma melhor estrutura”, destacou Lopes.

Além das obras de novas escolas e reformas, Poá contou com a implantação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) na Escola Municipal Solange de Jesus Martins com vagas nos cursos de graduação EAD em Pedagogia, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e licenciatura em Matemática.

Com planejamento e gestão, Poá se destacou com uma das primeiras cidades do Brasil a realizar a entrega dos uniformes, material escolar e apostilas do sistema Positivo já nos primeiros dias de aula, contemplando aproximadamente 16 mil estudantes.

“Melhorar a Educação em Poá sempre foi o compromisso do governo Gian Lopes e estamos conquistando importantes avanços na cidade. Estamos reestruturando toda a rede, com o único objetivo de atender melhor e oferecer qualidade de ensino às nossas crianças. Ou seja, a Educação de Poá precisa avançar e estamos buscando os caminhos e projetos para atender da melhor forma possível nossos profissionais e alunos e, assim, manter nossa cidade como destaque nesta área que é considerada prioridade para nossa gestão”, ressaltou Humberto Martins.

Frota com 14 novos veículos acelera o transporte de alunos. Objetivo é tornar a educação mais acessível a todos

O prefeito de Poá, Gian Lopes, ao lado do secretário de Educação, Humberto Martins, também realizou a entrega de uma minivan, três vans, seis carros e quatro ônibus (dois de passeio e dois rurais), para o transporte dos estudantes.

Os veículos foram comprados com orçamento da Educação e representam uma grande renovação da frota da pasta.

Martins reforçou que os novos veículos atendem a uma antiga reivindicação dos pais e mães de estudantes.

Na área do Transporte, as crianças com mobilidade reduzida têm recebido atenção especial da prefeitura de Poá.

O prefeito Gian Lopes entregou duas vans adaptadas e pela primeira vez na história a cidade conta com veículos exclusivos para transportar estudantes com algum tipo de deficiência.

São dois veículos, zero quilômetro e que atendem 24 alunos todos os dias.
Uma grande iniciativa da Secretaria de Educação também foi a disponibilização de cursos de Libras e Braille para gestores de escolas, professores, funcionários, inspetores, cuidadores, conselheiros tutelares e pais de alunos.

O objetivo da ação é de proporcionar condições de aprendizagem, facilitando a comunicação com os alunos.

“Nosso objetivo na administração municipal é oferecer uma Educação mais acessível para todos. E envolvendo a família, a escola, a comunidade, certamente os alunos que enfrentam alguma dificuldade de comunicação irão se sentir mais motivados sabendo que existem pessoas capacitadas para auxiliá-los e ajudá-los. Todos os envolvidos nesse projeto merecem nosso reconhecimento”, comentou o prefeito.

Dados do Ministério da Educação revelam que o ensino de Poá está entre os três melhores do Alto Tietê

O resultado mais recente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) confirma o desenvolvimento constante da qualidade do ensino oferecido pela prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Educação, aos estudantes da Rede Municipal.

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação apontam que o município está entre os três melhores do Alto Tietê e recebeu a melhor avaliação na série histórica do indicador, desde 2007, com a nota 6,7.

O prefeito de Poá, Gian Lopes, acrescentou que destaque fica ainda para cinco escolas de Poá: Estância Hidromineral (nota 6,5), José Antonio Bortolozzo (nota 6,0), e João Pedro de Almeida (nota 5,6), no Fundamental II e Manoel da Silva Oliveira (nota 7,6) e Padre Eustáquio (nota 7,5), no fundamental I, que atingiram ótimas notas e estão entre as melhores escolas do Alto Tietê.

Por causa da pandemia ainda não existe previsão de retorno às aulas, mas os alunos não estão sendo prejudicados

Com a pandemia de Coronavírus, ainda não existe previsão para o retorno das aulas presenciais. Porém, os estudantes da cidade não estão sendo prejudicados.

Poá conta com a Plataforma Educativa, onde os professores deixaram atividades para a continuidade do aprendizado dos estudantes. A plataforma pode ser acessada pelo celular, tablet, ou computador.

No link “Indicação das Escolas” são disponibilizados materiais por unidade de ensino e turmas.

O site também traz diversas sugestões educativas: leitura, vídeos, sites e jogos para aprender brincando, entre outros.

Importante reforçar que os estudantes também receberam as apostilas do sistema Positivo para auxiliar nos estudos em casa.

A Secretaria de Educação reforça que o papel dos pais e responsáveis neste momento é fundamental para criar uma rotina de estudos com as crianças. Lembrando também que essas atividades foram sugeridas por professores para que sejam um momento prazeroso em família.

Quanto à questão da alimentação dos alunos, a prefeitura de Poá distribuiu Kit de Alimentação Escolar para aproximadamente 16 mil estudantes da rede.