Escola da Natureza em Guararema recebe sistema de irrigação de R$ 20 mil
A instalação teve início em maio e está sendo realizada pela empresa Água Consultoria Ambiental e difere do sistema de irrigação convencional, pois há o controle da água, diminuindo o desperdício/ Foto: Divulgação/PMG
Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

A Escola da Natureza Francisca Lerario, em Guararema, recebeu a doação do material e a instalação de um sistema de irrigação automatizado, no valor de R$ 20 mil, do Instituto Itaquareia.

A instalação teve início em maio e está sendo realizada pela empresa Água Consultoria Ambiental e difere do sistema de irrigação convencional, pois há o controle da água, diminuindo o desperdício.

Por meio do sistema de irrigação inteligente, o processo é iniciado somente quando a porcentagem de umidade do solo cai para valores menores que a necessidade das espécies plantadas.

Um sensor de umidade ligado a um microcontrolador monitora a umidade do solo, levando em consideração a estimativa da demanda hídrica de cada cultivo, por meio de dados de uma estação meteorológica.

Sendo assim, por meio da adoção da técnica do gotejamento ou da microaspersão e pelo cálculo da necessidade hídrica do cultivo, será possível reduzir drasticamente o consumo de água na Escola da Natureza, ação essa que vai ao encontro dos ensinamentos e valores semeados pela Secretaria Municipal de Educação e de toda Prefeitura Municipal de Guararema.

O Projeto está sendo acompanhado pelos servidores municipais Aline Sanches, que é bióloga, especialista em Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde Pública, e João Pedro Eroles Freire, que é engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, especialista em Meio Ambiente.

“O Instituto Itaquareia e a empresa Água Consultoria Ambiental são parceiras da Prefeitura Municipal de Guararema, sempre acreditando e trabalhando com dedicação, excelência e zelo para a implantação e manutenção de projetos tão nobres como este”, pontua a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.