Em maioria, mulheres fazem a diferença no setor de Tecnologia e Inovação da Suzano. Empresa acredita e investe na diversidade
A gerência de Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação é um dos exemplos desse avanço e já conta com 80% de profissionais do sexo feminino, sendo três coordenadoras/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Guararema

Atualmente, as mulheres têm exercido atividades profissionais em áreas em que não atuavam.

O setor de Tecnologia e Inovação é um exemplo de que a igualdade de gênero está cada vez mais próxima.

Na Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, já é perceptível o crescimento do público feminino que está atuando nesse segmento.

A Suzano acredita e atua fortemente para promover a diversidade na empresa, proporcionando um ambiente de trabalho inclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs) e de diferentes identidades de gênero, orientações sexuais, etnias e gerações.

Isso possibilita um ambiente onde os colaboradores se sintam mais envolvidos, a criatividade e as contribuições proliferam e, ao mesmo tempo, as taxas de atratividade e retenção de novos talentos aumentam.

A colaboradora Eva Mari Domingos da Silva, que atua na Suzano há mais de 20 anos, é uma dessas mulheres que fazem a diferença em uma área antes vislumbrada apenas por homens.

No setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Eva contribui para os avanços tecnológicos da Suzano, atuando na área de Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação, e é responsável, entre outras atividades, por elaborar relatórios que mapeiam o status de uma tecnologia para o início dos projetos de pesquisa das áreas Industrial e Florestal.

Eva Mari conta com orgulho que hoje atua no setor que desejou desde a época da faculdade.

“Me sinto muito realizada profissionalmente atuando em um segmento que ainda é dominado por homens. Já são mais de 20 anos contribuindo para os avanços tecnológicos da Suzano, sem nunca ter sofrido qualquer discriminação por ser mulher”, diz Eva Mari.

Durante todo esse ciclo na empresa, Eva Mari relata a sua percepção do crescimento de mulheres no setor de Tecnologia e Inovação da Suzano.

“A área de suporte à pesquisa, onde atuo, já se destaca pelo número de mulheres, inclusive em cargos de liderança. O número de profissionais em outras funções, como pesquisadoras e analistas, tem aumentado em paralelo com a maturidade sobre o tema”, finaliza ela.

Plural – Diversidade e Inclusão 

Para a Suzano, cada pessoa possui um mundo de possibilidades e um time diverso amplia a capacidade da empresa de compreender e responder a cada demanda do mercado e da sociedade.

O Programa Plural, movimento interno que surgiu de forma orgânica e voluntária na Suzano em 2016, tem como objetivo valorizar a diversidade e incentivar a inclusão na companhia.

O programa foi institucionalizado em 2019 e tem estreita relação com o ambiente diverso e inclusivo que desejamos construir em nossas operações.

O tema diversidade, inclusive, também faz parte dos nossos Direcionadores de Cultura. Saiba mais em: www.suzano.com.br/plural.